Uma das competições mais tradicionais do futebol nacional teve início nessa quinta-feira (2).
A Copa São Paulo de Futebol Júnior não conta com equipes rio-clarenses nessa temporada, mas 128 times disputam a taça e talvez o maior campeonato de base do mundo. De Norte à Sul, as equipes se reúnem em São Paulo e outras diversas cidades do estado paulista em uma fase de grupos e tentam a sorte para chegar ao mata-mata.
O Corinthians é o maior campeão da competição, mas equipes como Internacional, Flamengo e São Paulo são tradicionais na disputa. O Palmeiras nos últimos anos conseguiu conquistar o título pela primeira vez e acabou com uma das piadas dos rivais, por exemplo.
São 32 sedes e 32 grupos nessa primeira fase. Na região, São Carlos é uma das cidades mais próximas com sede de jogos. A competição é tradicional também por revelar grandes jogadores para o futebol brasileiro, entre os nomes mais recentes, estão Estevão e Endrick, no Palmeiras, Neymar no Santos e Vinicius Júnior no Flamengo.
A competição começou ontem (2) e segue até o dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, com final prevista para o reformado estádio do Pacaembu.