A temporada do futebol brasileiro masculino terminou oficialmente neste domingo (8). Ao menos, entre os profissionais.
Ao contrário dos últimos anos onde o futebol nacional foi dominado por Flamengo e Palmeiras, esse ano, os méritos da temporada vão apenas para o Rio de Janeiro, mas para o Botafogo. Campeão da Libertadores e do Brasileirão na mesma temporada (feito que aconteceu apenas com Flamengo e Santos no passado), a equipe conseguiu superar o trauma do ano passado e levou as duas taças para General Severiano.
Outro time que termina em alta é o Corinthians. Antes candidato ao rebaixamento, a equipe deu uma arrancada absurda na reta final do campeonato e conseguiu chegar a Libertadores. Além de garantir a vaga para a Copa do Brasil, os comandados por Memphis Depay também contam com o artilheiro da temporada nacional, Yuri Alberto.
O Santos conseguiu retornar ao primeiro escalão do nacional e está a procura de um treinador. As especulações sobre uma volta de Neymar ainda pairam sobre a Vila Belmiro, mas a equipe já está em preparação para o ano de 2025. O Bragantino também conseguiu seu objetivo da temporada que é a permanência na primeira divisão e espera não repetir o desempenho deste ano, onde a equipe conseguiu apenas escapar do rebaixamento na última rodada.
Outras duas equipes que esperam não repetir esse ano são Palmeiras e São Paulo. A equipe são paulina conseguiu a vaga para a Libertadores, mas enfrentou uma queda de rendimento no final da temporada e foi alvo de críticas dos torcedores. Já o Palmeiras, mesmo com o vice-campeonato nacional, teve um ano pra esquecer. O time foi alvo de críticas, assim como o treinador e a diretoria.
Posto isso, essas equipes terão companhia na primeira divisão nacional: o Mirassol. Equipe do interior paulista, o clube vai para sua primeira Série A em 2025 para tentar se manter na primeira divisão em primeiro momento.
Na Série B, quem faz companhia ao Novorizontino e ao Botafogo é a Ferroviária, que conseguiu o acesso para a segunda divisão nacional e espera fazer bonito. Ituano, Guarani e Ponte Preta substituem a equipe de Araraquara na Série C e em 2025, vão tentar voltar a segunda divisão nacional.
A temporada começa oficialmente por volta da segunda semana de janeiro, tendo os campeonatos estaduais como ponta pé inicial. O Velo Clube disputará a Série A1 do Paulistão após mais de 40 anos distante da primeira divisão e o Rio Claro tentará o acesso para a divisão principal.