O município de Rio Claro está na disputa pela conquista do título de Cidade Americana do Esporte para o ano de 2026. A candidatura de Rio Claro foi oficializada na quarta-feira (13) pelo prefeito Gustavo ao entregar documentação à Associação das Capitais e Cidades Europeias do Esporte (Aces). "Vamos montar um grupo intersetorial para cuidar do assunto", anunciou Gustavo.
O grupo, que deverá ser coordenado por Bruna Perissinotto, presidente do Fundo Social de Solidariedade, irá providenciar programas e ações de promoção esportiva e de lazer, que serão avaliados comitiva da Aces.
O selo de "Cidade Americana do Esporte", que tem a chancela do Parlamento Europeu e apoio da Unesco, é concedido às cidades que, por meio da democratização do acesso ao esporte, promovem a inclusão social, a cultura e a educação.
O objetivo é beneficiar toda a população, especialmente grupos menos favorecidos, incluindo crianças, idosos e pessoas com diferentes capacidades, alcançando uma verdadeira equidade de oportunidades.
A oficialização da candidatura de Rio Claro foi realizada no Clube de Campo, que é entidade parceira na proposta e esteve representada pelo presidente Luiz Irikura, pelo diretor de esportes Miler Jules Marchiori e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Maurício Porto.
Do evento também participaram o diretor executivo da Aces Europe e presidente da Aces Portugal, Nuno Santos, o presidente da Aces Brasil, João Macário, os secretários municipais Yves Carbinatti (Esportes), Valéria Velis (Educação), Dalberto Christofoletti (Cultura) e Nathália Spatti (Comunicação), o chefe de gabinete da Saúde, Murilo César, a chefe de gabinete da Mobilidade Urbana, Maria do Carmo Guilherme, e o coordenador do Escritório Municipal de Planejamento, Osmar Silva Junior.
Prefeitura de Rio Claro