A quadra de saibro montada no Ginásio do Ibirapuera, equipamento mantido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo, será palco de um dos maiores clássicos do esporte mundial. Nesta sexta (15) e sábado (16), Brasil e Argentina jogam pelos playoffs da Billie Jean King Cup, o principal torneio de seleções do tênis feminino. O vencedor do confronto passa para a fase qualificatória do campeonato em 2025.
Serão cinco jogos entre os times, sendo quatro de simples e um de duplas. Se o duelo chegar ao último dia de disputas empatado em 2 a 2, um novo jogo de duplas definirá o vencedor.
Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 ao lado de Luisa Stefani, Laura Pigossi é uma das esperanças para o Brasil avançar na Billie Jean King Cup. Ela acredita que o fator casa pode desequilibrar o confronto.
"Jogamos muito bem diante do nosso público. [O Ginásio do Ibirapuera] é grande e as jogadoras argentinas não estão acostumadas a jogar nessas condições. É o tipo de coisa que pode pesar contra elas", diz Laura, que prega cautela diante das adversárias sul-americanas. "Conhecemos elas, e elas também nos conhecem. Vai ser um jogo de xadrez, onde a melhor tática vai se sobressair."
Além de Laura, o Brasil está escalado com Bia Haddad, 17ª melhor do mundo, Carol Meligeni e Luiza Fullana. Os jogos acontecem na sexta e no sábado, a partir das 14h.
Agência São Paulo.