O filme “Ainda Estou Aqui”, com direção de Walter Salles e atuações de Fernanda Torres e Selton Mello, atingiu a marca de 3 milhões de espectadores no Brasil. Este é um feito inédito para um longa-metragem nacional desde 2020, refletindo um retorno significativo do público às salas de cinema. A estreia do filme ocorreu em 7 de novembro, e logo no primeiro fim de semana, se destacou como o mais assistido nas bilheteiras do país.
Walter Salles enfatizou o impacto que a obra tem gerado. “Tão importante quanto o retorno do público ao cinema para viver uma experiência coletiva, é o amplo debate que o filme está gerando. O livro de Marcelo deflagrou essa possibilidade, e temos muito a agradecer a ele e às suas irmãs Vera, Eliana, Nalu e Babiu pela confiança e apoio constantes. A luta de Eunice Paiva tem muito a dizer sobre a política de 2024, como escreveu o crítico de cinema Bruno Carmelo. Em um momento de apagamento da memória, a história da família Paiva nos lembra que a ditadura militar não foi uma abstração. Da mesma forma como a tentativa de golpe militar no final de 2022 também não foi”, declarou em comunicado.
O cineasta agradeceu, ainda, ao seu elenco e equipe. “Sem as excepcionais Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, sem o craque Selton Mello, sem a sensibilidade dos nossos roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega e cada um dos ótimos atores e técnicos da equipe de ‘Ainda Estou Aqui’, o filme não seria o que é. Esse é o momento para celebrar o filme como expressão de um trabalho essencialmente coletivo do cinema brasileiro.”
A trama do filme aborda a vida de Eunice Paiva, uma ativista que luta pelos direitos humanos após a trágica morte de seu marido, Rubens Paiva, durante o período da ditadura militar no Brasil. A narrativa resgata a memória de um período sombrio da história, e também provoca reflexões sobre a luta por justiça e verdade.
Além de seu sucesso nas bilheteiras, “Ainda Estou Aqui” está em evidência no cenário internacional. O longa de Walter Salles está na lista de pré-selecionados para o Oscar de Melhor Filme Internacional e concorre ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. O filme já conquistou sete prêmios, incluindo o de melhor roteiro no Festival de Veneza.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos
Jovem Pan