Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Astronomia

Chuva de meteoros poderá ser vista no Brasil nessa sexta-feira

Fenômeno poderá ser visto a olho nu, se o tempo colaborar.


Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Neste mês de dezembro, teremos uma data bastante peculiar e importante para os supersticiosos. A famosa sexta-feira (13).

Imortalizada por esses como dia de azar ou de eventos sobrenaturais, a data deste dezembro de 2024 é importante por outro motivo: uma chuva de meteoros.

Conhecida como "Geminídeas" ou GEM, a chuva de meteoros poderá ser vista em diversos pontos do território brasileiro, inclusive, em Rio Claro. Um dos fenômenos mais intensos da astronomia, na data, poderão ser vistos até 150 meteoros por hora, que podem ser vistos sem a necessidade de equipamentos.

Algumas coisas são importantes para conseguir ver o fenômeno: olhar para a direção nordeste, onde você possivelmente encontrará a constelação de Gêmeos (sim, o signo). Para os mais conhecedores, para encontrar a chuva de meteoros, você poderá usar as estrelas de Castor e Póllux como referencial.

Essa chuva de meteoros é um tanto quanto particular por conta do asteroide 3200 Faetonee, asteroide pouco usual e que foi objeto de muitos mistérios para os cientistas.

Dito isso, os especialistas e os admiradores dos fenômenos astronômicos esperam que o tempo esteja favorável para que o fenômeno seja observado. Atenção para outro detalhe, em cada região do país, o fenômeno poderá ser visto em um horário diferente.

Nas regiões Norte e Nordeste, a chuva de meteoros poderá ser vista a partir das 21:30. Enquanto nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o fenômeno poderá ser visto a partir das 23:00 e por fim, a região Sul poderá acompanhar o fenômeno entre as 23:00 e as 23:59.

UOL.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!