G1 - PolÃtica
Enel precisa responder a sete cobranças da Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao ministério, sobre blecaute que durou vários dias. Prazo é improrrogável. Equipes da concessionária Enel realizam reparos e troca de postes na Zona Sul de SPLEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDOTermina nesta quinta-feira (17) o prazo para a Enel se explicar a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça sobre o apagão em São Paulo, que provocou prejuízos a milhões de moradores desde a última semana.A secretaria fez uma série de cobranças – e deu prazo de 24 horas, dada a urgência do caso. O prazo é improrrogável.A Enel tem que responder até esta quinta:Qual o diagnóstico do problema?1.a) Quantas pessoas foram atingidas pela interrupção do fornecimento de energia elétrica?1.b) Qual o impacto do evento climático na rede de distribuição?Já houve restabelecimento do fornecimento de energia elétrica pela empresa nas referidas localidades? Quando?Se ainda não houve restabelecimento, qual o plano de ação e o cronograma?Quais os canais de atendimento disponibilizados aos consumidores impactados?4.a) Há previsão de ampliação desses canais no período de aumento da demanda?Enel afirma que restabeleceu a energia para todos os afetados pela tempestade de 6ª feira, mas moradores ainda estão sem luz em casa em vários pontos da região metropolitanaA secretaria deu, também, prazo de 5 dias para a Enel responder a outros questionamentos:Quais são os recursos (financeiros, humanos, organizacionais, de estrutura) previstos para uso em situações emergenciais como essa?1.a) Que quantitativo de funcionários foi disponibilizado para resolver o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica?1.b) Que quantitativo de veículos foi disponibilizado para resolver o problema e restabelecer o fornecimento de energia elétrica?Outros esclarecimentos considerados pertinentes pela notificada.Perguntas sobre apagão de 2023Termina nesta quinta, também, o prazo para a Enel explicar dúvidas pendentes ainda do apagão anterior, de 2023.A Enel terá que dizer:se ressarciu os consumidores prejudicados há um ano;quantos foram ressarcidos;e em qual valor.