O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro deu início ao trabalho de limpeza interna em reservatórios da cidade, feito por empresa especializada. Essa ação de limpeza e higienização garante manter o padrão de potabilidade e qualidade na água distribuída.
Na quarta-feira (20), foi realizado serviço de hidrojateamento das paredes internas do reservatório que fica na Avenida 29 com a Rua 11, no Bairro do Estádio, com capacidade para 1 milhão e 300 mil litros de água tratada.
O Daae já deu início à fase seguinte, que são testes da qualidade da água no reservatório para que seja reintegrado ao sistema nos próximos dias. Enquanto isso, a região segue com fornecimento de água diretamente do sistema de rede.
Esta ação de limpeza em reservatórios da cidade foi iniciada neste mês, na estrutura do distrito de Assistência, com capacidade para 1 milhão de litros. Este trabalho vai continuar sendo feito em vários outros reservatórios espalhados pela cidade.
De acordo com o Departamento de Engenharia, Obras e Planejamento do Daae, a limpeza de reservatórios demanda planejamento para evitar desabastecimento, profissionais especializados e atendimento às legislações de saúde e saneamento.
O Daae ressalta que a água utilizada para limpeza de reservatórios se torna inapropriada para consumo ou qualquer atividade e não pode ser reutilizada, por isso, ao final de cada limpeza, há o descarte controlado da água usada nesse serviço.
Recuperação das estruturas
Além do serviço de limpeza interna, o Daae está realizando a recuperação total da estrutura de alguns reservatórios da cidade. Nesta semana, está previsto o início deste trabalho no reservatório metálico do Jd. Panorama, com capacidade para 120 mil litros.
Na atual gestão, a autarquia já executou a recuperação total nos reservatórios do Jd. Centenário, Jd. Figueira e nos distritos de Ferraz e de Batovi.
Prefeitura de Rio Claro