Partido elevou número de prefeituras conquistadas em relação a 2020, mas ainda não retomou patamar pré-Lava Jato. Lula defendeu que, em cidades com derrota, partido veja 'onde foi que nós erramos'. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (11) acreditar que os resultados dos partidos nas eleições municipais deste ano não devem ter grande impacto sobre a eleição presidencial de 2026.
Segundo Lula, esse descolamento acontece porque, passados dois anos, nem sempre os prefeitos eleitos têm condições políticas de atrair votos para o candidato de sua preferência.
"A eleição de prefeito, na verdade, não tem muota incidência em uma eleição presidencial. Porque nem todo prefeito no segundo ano de mandato está bem", disse Lula em entrevista à rádio O Povo, do Ceará.
"No primeiro ano, o prefeito herda o orçamento do prefeito anterior [...] É um ano em que o povo não cobra nada porque é o ano que o cara ganhou, tem que arrumar a casa. Mas no segundo ano, ele já começa a dever expectativa para o povo", seguiu o presidente.
Lula foi questionado sobre as derrotas do PT no primeiro turno das eleições, inclusive em estados do Nordeste. Passados dez anos, o partido ainda não voltou ao patamar de prefeitos que tinha em todo o país antes da operação Lava Jato.
"Nas cidades que nós estamos disputamos, nós temos que ver onde foi que nós erramos, qual discurso que precisa ser feito para tentar ganhar as eleições. Mas, para mim, se perder eleição e tiver uma boa participação, não tem nenhum problema, se prepara paras próximas", disse.
Veja o desempenho dos partidos políticos no primeiro turno