Ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão da rede social no país, decisão mantida por unanimidade pela 1ª turma. Nunes Marques
Nelson Jr./SCO/STF
Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog avaliam que Kassio Nunes Marques fez um gesto a radicais ao levar a decisão de suspender a rede social X (ex-Twitter) ao plenário da Corte.
Receba no WhatsApp os posts da Sadi
Segundo estes ministros, Nunes Marques tem sofrido duas pressões nos últimos dias:
Outra por conta da notícia de que estava na festa de aniversário dada pelo cantor sertanejo Gusttavo Lima, feita em um iate na Grécia, como noticiado pela colunista Bela Megale, do jornal O Globo.
Uma da base bolsonarista para que o debate do tema ocorra com todos os integrantes do STF -- e não apenas uma das turmas (a 1ª turma manteve a decisão por unanimidade);
Alguns ministros já defendiam que o caso fosse submetido ao julgamento de todo o Supremo para diminuir a pressão sobre Alexandre de Moraes e afastar a personificação da crise Moraes x Elon Musk.
Ao blog, os magistrados afirmaram que não há dúvidas de que a decisão de suspender o X será mantida, mas que diferenças serão expostas -- e superadas -- nos debates. Eles, então, consideram justo ocorrer a análise de todos os integrantes do STF.
LEIA MAIS
5 perguntas para entender embate entre Elon Musk e Alexandre de Moraes
STF aguarda confirmação da Anatel sobre Starlink
Starlink pode perder autorização para prestar serviço no Brasil, diz presidente da Anatel