Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

G1 - Política

Milei discursa em evento conservador em Santa Catarina

O presidente da Argentina, Javier Milei, fez um discurso neste domingo (7) em um fórum conservador em Camboriú (SC).


Foto: YouTube
O presidente da Argentina, Javier Milei, fez um discurso neste domingo (7) em um fórum conservador em CamboriĂș (SC).

A cidade recebeu neste fim de semana a quinta edição da ConferĂȘncia da Ação PolĂ­tica Conservadora (CPAC), versão brasileira do evento Conservative Political Action Conference, considerado o maior fórum conservador dos Estados Unidos.

A iniciativa, que ocorre entre este sĂĄbado (7) e o domingo (8), é o motivo da primeira visita do presidente da Argentina, Javier Milei, ao Brasil. Milei desistiu de participar da CĂșpula do Mercosul, realizada em Assunção (Paraguai) na próxima segunda-feira (8), onde poderia encontrar o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva pela primeira vez. Mas é presença confirmada no evento em Santa Catarina.

O que é a CPAC?

O CPAC Brasil é realizado por iniciativa do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), e permite a participação apenas de "membros do Instituto Conservador-Liberal". As inscrições terminaram em 31 de março, mas é possĂ­vel pagar para acompanhar a transmissão virtual do evento.

Fundada em 1974, a CPAC é uma das maiores e mais influentes reuniões de conservadores nos Estados Unidos. O evento reĂșne polĂ­ticos, ativistas, lĂ­deres de opinião, e membros do pĂșblico interessados nas ideias conservadoras.

A conferĂȘncia é conhecida por seus discursos, painéis de discussão, e eventos sociais que abordam uma ampla gama de tópicos, incluindo polĂ­tica, economia, direitos civis, e segurança nacional. PolĂ­ticos de destaque, como presidentes, congressistas e outros lĂ­deres republicanos, frequentemente participam e discursam na CPAC, tornando-a uma plataforma importante para a promoção de agendas conservadoras e o debate de polĂ­ticas pĂșblicas.

Nos Ășltimos anos, a CPAC tem ganhado atenção por sua inclinação cada vez mais alinhada com as polĂ­ticas e ideologias promovidas pelo ex-presidente Donald Trump, refletindo uma mudança no espectro polĂ­tico conservador nos Estados Unidos.

Palestrantes

Entre os palestrantes do evento estiveram alguns polĂ­ticos conhecidos, como:

Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil;

Javier Milei, presidente da Argentina;

Eduardo Bolsonaro (PL-SP), deputado federal;

Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal;

Jorginho Mello (PL), governador de Santa Catarina;

Guilherme Derrite (PL-SP), ex-secretĂĄrio de Segurança PĂșblica do estado de São Paulo;

Julia Zanatta, deputada federal (PL-SC);

Caroline de Toni, deputada federal (PL-SC).

Histórico do Evento no Brasil

O primeiro CPAC no Brasil foi realizado em outubro de 2019, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo (SP). Dois anos depois, uma segunda edição foi realizada em BrasĂ­lia. As outras duas edições ocorreram em 2022, em Campinas (SP) e em 2023, em Belo Horizonte (MG).

O evento é realizado pelo Instituto Conservador Liberal, instituição que existe "para contribuir com o estabelecimento de um Brasil firmemente apoiado nos valores da sua fundação e manifestados ao longo do nosso desenvolvimento". "Por isso, lutamos pelo combate de toda e qualquer ideologia e pela promoção dos valores conservadores e liberais", diz o texto de apresentação, apresentado no site oficial da entidade.

Visita de Milei

A primeira visita do presidente Argentino ao Brasil foi informada ao Itamaraty oficialmente nessa quinta-feira (4). Milei recusou qualquer apoio do governo federal. Pediu auxĂ­lio ao governo de Santa Catarina, do governador Jorginho Melo (um dos palestrantes do evento), que vai oferecer carros e escolta policial ao presidente argentino.

Ele desembarca em Santa Catarina na noite de sĂĄbado (6) e deve retornar a Buenos Aires no fim do dia de domingo (7), sem previsão de agendas com o presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT), com quem mantém uma relação conflituosa.

Lula e Milei

Lula e Milei nunca se reuniram em um encontro bilateral, apesar de Brasil e Argentina serem os principais parceiros comerciais um do outro no continente. Eles estiveram juntos na cĂșpula do G7 na ItĂĄlia, em junho, mas não se reuniram a sós.

Na Ășltima semana, Lula chegou a cobrar que Milei pedisse desculpas ao Brasil e a ele por ter falado "muita bobagem".

A presença de Milei no fórum conservador contrasta com a ausĂȘncia prevista do presidente da Argentina em outro evento: a CĂșpula do Mercosul, marcada para a próxima segunda-feira (8) em Assunção, no Paraguai. Em seu lugar, a Argentina serĂĄ representada pela chanceler Diana Mondino.

Nessa quarta-feira (3), o Itamaraty afirmou que a ausĂȘncia do chefe de Estado argentino é "lamentĂĄvel", mas não esvazia o encontro. Segundo o órgão, esta serĂĄ a primeira vez que um paĂ­s-membro não é representado pelo presidente em uma reunião de cĂșpula do bloco.

O ex-presidente Jair Bolsonaro não participou do encontro presencialmente em 2022, mas se dirigiu aos demais chefes de Estado por meio de um vĂ­deo.

A decisão de Milei de faltar ao encontro também ocorre dias após um post nas redes sociais em que o argentino voltou a criticar o presidente Lula, chamando o petista de "corrupto".

G1 - PolĂ­tica

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!