Política G1 - Política

Bolsonaro deu a ordem para emitir certificados de vacinação para ele e filha, disse Cid em delação

Documentos foram impressos no Palácio da Alvorada e entregues em mãos para o presidente, diz ex-ajudante de ordens.

Por André Miranda

19/03/2024 às 10:18:30 - Atualizado há
Documentos foram impressos no Palácio da Alvorada e entregues em mãos para o presidente, diz ex-ajudante de ordens. PF indiciou Bolsonaro, Cid e mais 15 com base nessa investigação. O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid disse à Polícia Federal, em depoimento, que emitiu os certificados falsos de vacinação contra a Covid em nome do então presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2022, e da filha de 12 anos de Bolsonaro.

Segundo o depoimento, que compõe a delação premiada de Mauro Cid, a ordem para emitir esses documentos falsos partiu de Jair Bolsonaro.

Segundo Cid, os dois documentos foram impressos no Palácio do Alvorada – residência oficial da Presidência da República – e entregues em mãos a Bolsonaro.

A delação de Mauro Cid ainda é mantida em sigilo, mas trechos foram incluídos pela Polícia Federal no relatório que embasou o indiciamento de Bolsonaro, Mauro Cid e mais 15 pela suposta fraude nos cartões de vacina.

Relator do inquérito, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirou o sigilo desse relatório nesta terça-feira (19).

Os trechos da delação de Cid dizem o seguinte:

QUE o presidente [Bolsonaro], após saber que o COLABORADOR [Mauro Cid] possuía os cartões de vacina para si e sua família, solicitou que o COLABORADOR fizesse para ele também; QUE o ex-presidente deu a ordem para fazer os cartões dele e da sua filha [...]; QUE o COLABORADOR solicitou a AILTON que fizesse os cartões; QUE o COLABORADOR confirma que pediu os cartões do expresidente e sua filha [...] sob determinação do ex-presidente JAIR BOLSONARO e que imprimiu os certificados; QUE solicitou a inserção de dados no sistema CONECTESUS de sua esposa, filhas, expresidente JAIR BOLSONARO e de sua filha, [...];

"QUE confirma recebeu a ordem do ex-Presidente da República, JAIR BOLSONARO, para fazer as inserções dos dados falsos no nome dele e da filha [...]; QUE esses certificados foram impressos e entregue em mãos ao presidente;"
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal