Cidades BRK

BRK realiza mais de 11 mil análises laboratoriais para controle operacional do tratamento de esgoto de Rio Claro em 2023.

Ao todo, 45,2 milhões de litros de efluentes são tratados diariamente na cidade.

Por Redação

06/02/2024 às 13:24:22 - Atualizado há

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em Rio Claro, realizou mais de 11 mil análises laboratoriais entre janeiro e dezembro de 2023 para controle operacional das estações de tratamento, acompanhamento dos cursos d"água e monitoramento de efluentes industriais. O objetivo é preservação das redes coletoras, dos sistemas biológicos de tratamento e, principalmente, do meio ambiente. O volume diário é de 45,2 milhões de litros de efluentes coletados e tratados no município.

Rio Claro tem aproximadamente 100% do esgoto da área urbana da cidade coletado e 92% dos efluentes recebem o devido tratamento com elevada eficiência – que chega a 96%. Números que já superam a meta de universalização dos serviços prevista para 2033 pelo novo marco do saneamento em nível nacional. No início da concessão, em 2007, apenas 11% do esgoto recebia o tratamento correto.

A maior parte das análises laboratoriais de 2023 foi realizada em laboratório próprio e cerca de 2,8 mil em terceirizados. Nos ensaios foram avaliados 20 parâmetros diferentes. Os principais são pH, oxigênio dissolvido (OD), demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos suspensos totais e sólidos sedimentáveis.

São realizadas análises físico-químicas e microbiológicas do efluente bruto, tratado e intermediárias do processo para garantir a eficiência das Estações de Tratamento de Esgoto (ETE). Além dos controles operacionais, há o monitoramento dos pontos a montante e jusante das oito ETE"s. Esses locais também estão contabilizados no monitoramento de corpos hídricos, totalizando 59 pontos coletados (sendo 55 com frequência mensal e 4 semanal).

"O rigor e a periodicidade das análises e do monitoramento dos resultados do tratamento de esgoto têm como propósito assegurar a eficiência da operação e, desta forma, garantir benefícios ao meio ambiente e à comunidade da cidade. Levar o saneamento além do básico é uma meta que traçamos e perseguimos diariamente em nosso trabalho", afirma o diretor de operações da BRK, Christian Fonseca.

Fonte: BRK Ambiental
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal