Iniciativas impactaram mais de 13,4 mil pessoas, destacando a importância do saneamento e da sustentabilidade.
Um dos compromissos da BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, é com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). O apoio ao desenvolvimento socioeconômico dos locais em que atua é um dos pilares estratégicos da empresa que, em 2024, realizou 133 ações socioambientais, impactando diretamente 13.434 pessoas.
As iniciativas buscaram conscientizar a comunidade sobre a importância do saneamento, além de mobilizar a sociedade para que adote ações que contribuem para o correto funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, como o descarte adequado do lixo e do óleo de cozinha.
Todas essas iniciativas da empresa são estruturadas a partir de uma avaliação detalhada dos impactos positivos e das potencialidades de cada região, reforça o coordenador de Comunicação e Sustentabilidade, Cristian Eduardo Barbosa. "Estar próximo da comunidade é essencial para promover a conscientização e fortalecer a educação socioambiental. Investir em iniciativas que empoderam as pessoas com conhecimento sobre saneamento é parte do nosso papel como agentes de transformação. As crianças, em especial, têm um papel crucial como multiplicadoras dessa conscientização", destaca o coordenador.
As ações realizadas pela BRK em Rio Claro reafirmam o compromisso da concessionária com o desenvolvimento social e ambiental da região. Integrar a comunidade em iniciativas educativas e sustentáveis não apenas promove uma melhor compreensão sobre o saneamento, mas também inspira mudanças de comportamento que beneficiam toda a sociedade.
Destaques das ações realizadas
Programa Olho Vivo
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a empresa Planeta Azul, a BRK promoveu o Programa Olho Vivo, que reforça a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado. A iniciativa destacou como o descarte inadequado do óleo pode prejudicar o meio ambiente e as redes de esgoto, além de apresentar soluções sustentáveis para a reciclagem do resíduo.
De janeiro a dezembro de 2024, foram 109 palestras realizadas em escolas para 10.518 participantes, promovendo assim a coleta de 8.701 litros de óleo de cozinha usado. Durante a ação, os participantes também foram orientados a armazenar o óleo em garrafas PET e levá-las a pontos de coleta específicos, contribuindo para a preservação ambiental e a eficiência da infraestrutura de saneamento.
Visitas à ETE Jardim Novo
A maior e mais moderna estação de tratamento de esgoto do município, a ETE Jardim Novo, também foi destaque. Cerca de 240 pessoas, entre estudantes e pesquisadores, visitaram as instalações para conhecer de perto a tecnologia Nereda®, um sistema inovador desenvolvido na Holanda que utiliza biomassa granular para tornar o tratamento mais eficiente e sustentável. A experiência reforçou a importância de soluções tecnológicas alinhadas às boas práticas ambientais.
Participação em eventos
Para disseminar informações sobre saneamento, a BRK participou de seis eventos na cidade que contaram com a participação de mais de 900 pessoas.
Concurso de Desenho "Um Mundo Mais Colorido"
Em sua décima quarta edição, o concurso "Um Mundo Mais Colorido" contou com a participação de cerca de 1.500 alunos.
A ação de educação ambiental, realizada em parceria com a Secretaria de Educação, já é tradicional em Rio Claro e tem por objetivo estimular a criatividade dos estudantes e fortalecer a reflexão sobre importantes temas socioambientais.
Foram selecionados doze desenhos e cada um deles ilustra um mês do calendário 2025 da concessionária. Os doze autores dos desenhos vencedores do concurso receberam um prêmio, certificado de participação, divulgação dos seus desenhos no calendário impresso da BRK, além de dez exemplares do calendário.
Agendamento de palestras e visitas
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK ou realizar visitas às instalações da ETE Jardim Novo podem solicitar o agendamento enviando um e-mail para: [email protected].
Para falar com a BRK, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 0800 771 0001, que funciona 24 horas. Em horário comercial, a BRK também conta com a página no Facebook para atendimentos.