Apresentação será na quinta-feira, às 19h30, em trecho da Rua 3.
A programação natalina em Rio Claro terá na quinta-feira (19) a Paradinha de Natal. Crianças e adolescentes da escola de samba Samuca se apresentam ao público a partir das 19h30 em trajeto que irá percorrer o trecho da Rua 3 entre as avenidas 2 e 12. Não há cobrança de ingresso.
Os participantes integram a Samuca do Amanhã, que neste evento irá celebrar a vivência das crianças da escola de samba neste convívio social e cultural, que inclui a prática musical. Na Paradinha de Natal o grupo proporcionará aos participantes a emoção da exposição, o desafio de vencer a timidez e a alegria de conquistar um espaço na sociedade.
A atividade é realização da Samuca, prefeitura de Rio Claro, Acirc e Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, e conta com o apoio de Rubi Fantasias, Garage C, Park Villa Real, Espetacular Centro de Artes, Fina Massa, Quintal, Riclan e Sis Force.
Samuca do Amanhã
A Samuca do Amanhã é a escola de samba-mirim do Grêmio Recreativo Beneficente Escola de Samba Samuca, que em novembro completou 50 anos.
Desde 2021 a Samuca do Amanhã realiza ações culturais com crianças atendidas em entidades assistenciais, entre elas a Casa das Crianças, o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), e o projeto Educando Campeões, além de atividades com a comunidade samuqueira.
Ao longo deste ano diversos encontros foram organizados na quadra da Escola de Samba Samuca com as crianças. Na programação, estiveram atividades recreativas e educativas sobre a cultura brasileira, oficinas de desenho, aulas de musicalização, aulas de dança, além de ginástica e gincana lúdica com brincadeiras folclóricas. O objetivo destes eventos é promover diversão para as crianças e adolescentes, convivência social com diferentes públicos, além de conhecimento voltado à história do samba.
Um dos destaques da programação deste ano foi a apresentação no carnaval. A Samuca do Amanhã realizou na terça-feira de carnaval desfile mirim, quando levou para a passarela do samba 63 crianças, em comissão de frente, ala das baianas e bateria.
A partir da experiência positiva do que vem sendo realizado, a Samuca do Amanhã dá continuidade a esses encontros e segue expandindo o alcance de participantes.