Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

São Paulo

Barroso determina que policiais militares de São Paulo usem câmera corporal

Determinação aconteceu após pedido da Defensoria PĂșblica de São Paulo.


Foto: JOTA.

A violĂȘncia policial do Estado de São Paulo virou um problema nacional, afinal, diversos casos ocorridos no estado mais rico do paĂ­s podem acabar repercutindo em território nacional.

Nas Ășltimas semanas, diversos casos e gravações se espalham pelas redes sociais e mostram uma realidade quase utópica: as abordagens policiais. Um dos casos que mais ganhou repercussão foi o de um policial que empurrou um homem de uma ponte. Outro caso que foi bastante discutido foi a morte de um estudante de medicina por conta de um policial. Além desses, outros casos aconteceram e viraram notĂ­cia não apenas no estado, mas em todo o Brasil.

Com esse alcance maior da violĂȘncia policial no Estado de São Paulo, a Defensoria PĂșblica entrou com um pedido no STF para que os policiais do estado usem câmeras. E em decisão determinada por LuĂ­s Roberto Barroso, agora, as câmeras dos policiais serão obrigatoriamente ligadas durante operações.

Além da gravação das operações, outras determinações foram incluĂ­das na decisão do ministro, como o fornecimento de informações sobre processos disciplinares sobre o descumprimento do uso da câmera, além disso, o governo paulista precisarĂĄ realizar relatórios mensais sobre as medidas determinadas e a recomposição das câmeras.

O governador do estado de São Paulo, TarcĂ­sio de Freitas, em primeiro momento, manifestou-se contrĂĄrio ao uso do equipamento. Porém, com a escalada da violĂȘncia policial, TarcĂ­sio voltou atrĂĄs e declarou-se a favor do uso do equipamento.


G1

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!