A violĂȘncia policial do Estado de São Paulo virou um problema nacional, afinal, diversos casos ocorridos no estado mais rico do paĂs podem acabar repercutindo em território nacional.
Nas Ășltimas semanas, diversos casos e gravações se espalham pelas redes sociais e mostram uma realidade quase utópica: as abordagens policiais. Um dos casos que mais ganhou repercussão foi o de um policial que empurrou um homem de uma ponte. Outro caso que foi bastante discutido foi a morte de um estudante de medicina por conta de um policial. Além desses, outros casos aconteceram e viraram notĂcia não apenas no estado, mas em todo o Brasil.
Com esse alcance maior da violĂȘncia policial no Estado de São Paulo, a Defensoria PĂșblica entrou com um pedido no STF para que os policiais do estado usem câmeras. E em decisão determinada por LuĂs Roberto Barroso, agora, as câmeras dos policiais serão obrigatoriamente ligadas durante operações.
Além da gravação das operações, outras determinações foram incluĂdas na decisão do ministro, como o fornecimento de informações sobre processos disciplinares sobre o descumprimento do uso da câmera, além disso, o governo paulista precisarĂĄ realizar relatórios mensais sobre as medidas determinadas e a recomposição das câmeras.
O governador do estado de São Paulo, TarcĂsio de Freitas, em primeiro momento, manifestou-se contrĂĄrio ao uso do equipamento. Porém, com a escalada da violĂȘncia policial, TarcĂsio voltou atrĂĄs e declarou-se a favor do uso do equipamento.
G1