Apesar das chuvas, mananciais ainda não estão totalmente recuperados. Decreto que prevê multa para desperdício de água segue em vigor até 07 de dezembro.
As chuvas são fundamentais para a recomposição dos mananciais que abastecem o município. No entanto, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que, tanto o Ribeirão Claro, como o rio Corumbataí, não estão totalmente recuperados e o município segue em alerta hídrico.
Com o início do período chuvoso, a divulgação diária do boletim de aviso à população sobre o rodízio foi suspensa, mas o Daae ressalta que este sistema segue em vigor.
A orientação é que o uso da água seja feito sempre de forma consciente e sem desperdícios.
De acordo com o Departamento Técnico do Daae, o município ainda está em racionamento e a pressão das bombas da Estação de Tratamento de Água (ETA 1) continuam sendo controladas e reduzidas para diminuir a possibilidade de falta d'água nas torneiras.
Ainda, está prevista multa em casos de desperdício, como no uso de água para lavar calçadas e carros, além de irrigação de jardins e uso em piscinas e similares.
A validade deste decreto é até 07 de dezembro, porém, poderão ser prorrogados caso a situação ainda esteja crítica.
Ao verificar o uso inadequado ou desperdício de água, inicialmente é feita uma notificação. Constatada reincidência, será aplicada ao infrator, multa de 50 unidades fiscais do município (UFM), com valor de R$ 224,50, que será cobrado na fatura de água e esgoto do mês vigente.
Denúncias anônimas de desperdícios de água podem ser feitas à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, todos os dias da semana, chamadas de telefones fixos e celulares.