Nova forma de comunicação entrou em vigor nesta sexta-feira (25) e as divulgações acontecem nas redes sociais da prefeitura e por meio de envios para a mídia.
Em enfrentamento da maior estiagem dos últimos 90 anos que está afetando não só o município, mas várias cidades do estado e do Brasil, a prefeitura de Rio Claro adotou sistema de rodízio em parte do abastecimento de água do município. E como forma de facilitar a informação para a população, elaborou um novo sistema de comunicação, com boletim diário, classificado por cores de bandeiras.
Esse informativo entra em prática nesta sexta-feira (25), e será divulgado diariamente pela manhã, nas redes sociais da prefeitura e enviado para os veículos de comunicação cadastrados.
Essa nova ação foi explicada pelo prefeito Gustavo, em coletiva de imprensa no paço municipal, no salão de audiências do gabinete do prefeito, na tarde de quinta-feira (24).
O sistema de aviso é composto por três cores:
Verde: racionamento sem paralisação da ETA 1.
Amarelo: racionamento com rodízio de seis horas no abastecimento, com a ETA 1 desligada das 9 horas da manhã até às 15 horas.
Vermelho: racionamento com rodízio de 12 horas, com a ETA 1 desligada das 6 horas da manhã às 18 horas.
"É uma nova forma de comunicação, lúdica e mais efetiva. Ainda não vencemos o período crítico da estiagem, mas estamos em situação que nos permite alternar os horários do abastecimento", comenta o prefeito Gustavo.
Também informou que as cores são apenas de caráter informativo e que não há ligação com valores da tarifa de água e esgoto.
A coletiva também contou com a participação do superintendente do Daae, Sergio Ferreira, do representante do Comitê de Crise Hídrica, Osmar da Silva Junior, da secretária de comunicação, Nathalia Spatti e do diretor da Defesa Civil de Rio Claro, Danilo Kuroishi.
Sergio Ferreira ressaltou que é necessário que a população faça o uso consciente e sem desperdícios da água, independentemente da cor da bandeira do dia. E que até o momento, as chuvas ainda não foram suficientes para recuperar o manancial e enfatizou que o rodízio segue por tempo indeterminado.
Osmar da Silva Junior explicou que após o religamento da Estação de Tratamento de Água (ETA 1), localizada no bairro Cidade Nova, o fornecimento de água pode levar algum tempo para ser retomado nos bairros mais altos e distantes.
Nathalia Spatti explicou que as informações serão passadas pelo departamento técnico do Daae e frisou que, por ser uma situação dinâmica, com possibilidade de alterações do Ribeirão Claro a cada instante, a classificação do dia pode ser modificada e, caso aconteça, novo boletim será divulgado no dia.
Os bairros atendidos pela ETA 1 estão sob rodízio no recebimento de água tratada desde 12 de outubro, pois, sem água suficiente para captar no Ribeirão Claro, essa estação de tratamento de água está sendo desligada como forma de preservar e não secar o manancial.
Comitê de Gestão de Crise Hídrica foi criado para o enfrentamento da estiagem histórica e outras medidas também já foram tomadas pela prefeitura e pelo Daae, como a criação de decretos.
Um deles estabelece multa para quem for flagrado desperdiçando água e outro declara situação de escassez hídrica no município.
A prefeitura está intensificando a fiscalização para identificar quem está lavando calçada e carros ou molhando jardim.
A população pode ajudar não só fazendo o uso consciente da água, mas também com denúncias anônimas de desperdícios de água pelo telefone 153, da Guarda Municipal e na Central de Atendimento do Daae, no telefone 0800-505-5200. Este, funciona 24 horas, todos os dias da semana e atende chamadas de telefones fixos e celulares.