Mesmo conquistando maioria das zonas eleitorais em 2022, Bolsonaro não garante afilhado político na capital fluminense. Eduardo Paes comemora reeleição em parque na Zona Oeste do Rio
Mesmo com o forte engajamento na campanha de Alexandre Ramagem (PL), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu garantir a vitória do seu afilhado político em nenhuma zona eleitoral da cidade do Rio de Janeiro.
Pela segunda vez consecutiva, Eduardo Paes (PSD) garantiu a maioria dos votos em todas as 49 zonas eleitorais da capital fluminense (veja mapa abaixo). Ele venceu no primeiro turno com aproximadamente 60% dos votos válidos, enquanto Ramagem obteve 31%.
Zona eleitoral RJ
Reprodução
Bolsonaro, que lançou Ramagem na política, subiu em palanque, pediu voto e o apoiou durante toda a campanha, inclusive em comerciais de TV no horário eleitoral. Não foi suficiente.
Por sua vez, o recém-reeleito prefeito contava com o apoio de Lula desde antes do início do período eleitoral. Inicialmente, o PT pressionou para indicar o vice na chapa, mas acabou cedendo e aceitou que o cargo fosse ocupado pelo deputado estadual e ex-secretário da cidade, Eduardo Cavaliere, também do PSD.
Em 2022, Lula havia perdido na cidade, recebendo 47% dos votos contra 52% de Bolsonaro. O petista tinha conquistado a maioria dos votos na zona sul da cidade e em alguns bairros da zona norte. Nas eleições de agora, Paes também garantiu esses lugares com mais de 55% dos votos.
Na zona oeste, entretanto, Bolsonaro tinha se destacado em 2022, alcançando até 64% dos votos em Campo Grande.
Abaixo, veja o mapa de votação na cidade do Rio com o resultado do 2º turno de 2022.
Resultado do segundo turno das eleições de 2022 na cidade do Rio de Janeiro
g1
No entanto, isso não impactou a campanha de Paes, que obteve 59% da votação na mesma área. O mesmo aconteceu em Santa Cruz, onde Bolsonaro recebeu 62% dos votos, e Paes levou 70%.
Reeleito, Paes pede fim da polarização: 'Juntar muita gente e construir uma coisa melhor'
LEIA MAIS:
Reeleito, Paes pede fim da polarização: 'Dá para juntar muita gente e construir uma coisa melhor'
Mapa interativo mostra resultado em todas as cidades do Brasil