Conta foi criada depois que a anterior foi suspensa por ter sido usada por divulgar um laudo falso contra Guilherme Boulos (PSOL). Juiz afirma que houve tentativa de burlar a decisão anterior. O candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), concede entrevista após ser expulso durante as considerações finais do debate promovido pelo Grupo Flow, no Esporte Clube Sírio, na zona sul da capital paulista, na noite da segunda-feira, 23 de setembro de 2024.
FELIPE MARQUES/ZIMEL PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A Justiça Eleitoral determinou, neste sábado (5), a derrubada de mais uma conta no Instagram criada por Pablo Marçal (PRTB) no Instagram.
Essa conta foi criada pelo candidato depois que a anterior saiu do ar também por decisão da Justiça, em razão de ter sido usada para divulgar um laudo falso contra Guilherme Boulos (PSOL), seu adversário na disputa pela Prefeitura de São Palo.
Na decisão, o juiz eleitoral Rodrigo Capez buscou burlar a decisão anterior, em "manifesto ato atentatório à dignidade da Justiça Eleitoral".
A nova conta deve ficar inacessível por 48 horas e, se houver novas tentativas de driblar o bloqueio, por 15 dias, prorrogáveis a cada violação.
Às 20h40, a conta já não estava mais disponível.o
Perícia concluiu que laudo é falso
Marçal publicou na noite de sexta-feira (4), a dois dias do 1º turno das eleições de 2024, um laudo falso para acusar Boulos de uso de drogas.
O documento contém assinatura falsa de um médico que já morreu e diversos erros, como o RG de Boulos e o nome da clínica em que seria atendido.
Uma perícia do Instituto de Criminalística de São Paulo comprovou a falsidade do documento, e apontando que a simples inspeção visual permite ver que a assinatura usada nele era forjada.
A Polícia Civil de São Paulo e a Polícia Federal abriram inquéritos para investigar o caso, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, intimou o empresário a depor – isso porque o documento também foi postado na conta dele no X, que está suspenso.
Outros candidatos à prefeitura de São Paulo, adversários de Marçal e Boulos, manifestaram repúdio. Marçal diz não se arrepender.
Este post está em atualização