A maior parte dos postulantes (65%) é do gênero masculino. As mulheres são 158,9 mil, e representam 34% do total. Entre eles, 971 candidatos se declaram transgênero. DOMINGO (30) - RIBEIRÃO PRETO (SP) - Eleitora caminha em direção à cabine de votação no Colégio Marista, no Centro
Érico Andrade/g1
Nas eleições deste ano, 460 mil candidatos concorrem a vagas de prefeito, vice-prefeito e vereador de cidades brasileiras.
Do total, 431 mil concorrem a uma das 58,4 mil vagas para vereadores, enquanto outros 30 mil disputam aos cargos de prefeito e vice-prefeito em 5,5 mil municípios brasileiros.
?????????????????????A maior parte dos postulantes (65%) é do gênero masculino — são 304,3 mil candidatos homens em busca dos cargos. As mulheres são 158,9 mil, e representam 34% do total.
Entre eles, 971 candidatos se declaram transgênero. No cadastro também foi dada a opção de utilizar o nome social. Segundo o TSE, foram 342 candidaturas do tipo.
Eleições 2024: raio-x dos candidatos aponta mais representatividade de negros, mulheres e trans
Do total de candidatos à Câmara de Vereadores, há 40,8 mil postulantes que buscam a reeleição, ou seja, um novo mandato. Eles não precisam deixar o cargo para disputar a nova vaga.
No caso dos prefeitos, são cerca de 3 mil concorrentes que tentam um novo mandato à frente da prefeitura neste ano. Pelas regras eleitorais, o prefeito que busca a reeleição também pode concorrer sem a necessidade de renunciar ao cargo.
Veja, a seguir, os dados de gênero e raça em cada caso:
Prefeito
Gênero: A Justiça Eleitoral registra candidaturas de 13,1 homens para o cargo do Executivo municipal. As candidaturas femininas somam 2,3 mil.
Idade: A faixa etária com mais postulantes às prefeituras varia de 40 a 44 anos — são mais de 70,1 mil candidatos.
Autodeclaração de cor: Declararam-se brancos cerca de 9,8 mil candidatos a prefeitos. Outros 176,6 mil disseram que são pardos e 50,7 mil relataram que são pretos.
Estado civil: Mais de 10,4 mil concorrentes disseram que são casados. Já 3,1 mil informaram que são solteiros. Outros 1,5 mil relataram que são divorciados.
Identidade de gênero: Segundo a Justiça Eleitoral, 12,7 mil candidatos a prefeito se entendem cisgêneros. Cinco se declararam transgêneros.
Vereador
Gênero: A maior parte dos candidatos a cargos nas Câmaras de Vereadores é do sexo masculino — são 279 mil. As candidaturas femininas chegam a 152,9 mil.
Idade: A faixa etária com a maior quantidade de postulantes à Câmara de Vereadores está entre os 40 e 44 anos — são 70,1 mil candidatos.
Autodeclaração de cor: Mais de 197,7 mil candidatos se declararam brancos. Outros 176,6 mil postulantes ao cargo no Legislativo se disseram pardos e 50,7 mil, negros. Indígenas alcançaram 2,4 mil.
Identidade de gênero: Candidatos que se declararam cisgêneros somaram 346 mil. Já 959 concorrentes informaram que são transgêneros.
Estado civil: Cerca de 213,3 mil candidatos a vereador informaram à Justiça Eleitoral que são casados. O número de solteiros chegou a 165,2 mil. Os divorciados são 41 mil.
Urna eletrônica
Elza Fiuza/Agência Brasil
O que faz um prefeito?
Os prefeitos serão responsáveis pelo comando das políticas públicas em âmbito local – da gestão dos impostos municipais até a prestação de serviços públicos, como o de transporte coletivo, saúde e educação.
A função é uma espécie de "porta de entrada" na gestão no Poder Executivo, e pode ser ocupada por quem tem 21 anos. Para outros cargos majoritários, como o de governador e presidente, é preciso ter idade mínima de 30 anos e 35 anos, respectivamente.
Qual é o papel do vereador?
Os parlamentares vão compor o Poder Legislativo municipal e têm uma atuação próxima com as demandas do cotidiano da população, tratando basicamente de temas locais.
O cargo é também, em muitos casos, a porta de entrada para a carreira política, já que é o mais "jovem" dos mandatos eletivos.
Com 18 anos, um brasileiro que atenda aos requisitos previstos na lei pode tentar uma vaga nas Câmaras Municipais.