Aplicativo pode facilitar a vida do eleitor nas eleições deste domingo (6).
O prazo para o eleitor que utilizar o E-Título para votar termina neste sábado (5). Segundo a Justiça Eleitoral, suspender o download do aplicativo no domingo, dia das eleições, é um mecanismo de segurança e para evitar instabilidades no acesso ao aplicativo.
Grande parte dos eleitores têm a biometria cadastrada, então, o recurso pode ser importante para evitar levar documentos. Também é importante atualizar o aplicativo quem o têm em seu celular, afinal, as atualizações também serão suspensas no dia das eleições.
Além de conter uma foto no aplicativo, o E-Título fornece as informações necessárias para o voto, no caso, a zona eleitoral e a seção eleitoral de cada eleitor.
Mas para quem não tem o aplicativo, a preocupação é a menor das possíveis. Estando em dia com suas obrigações com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode votar com apenas um documento com foto, podendo ser o RG ou a CNH. Outros documentos como o Passaporte, o Certificado de Reservista e também a Carteira de Trabalho são aceitos.
O E-Título está disponível nas lojas de aplicativo dos smartphones e segundo a Justiça Eleitoral, mais de 46 milhões de pessoas têm o aplicativo baixado em seus aparelhos.
Além de servir como identificação na hora do voto, o E-Título pode ser um componente importante na hora de justificar sua ausência nas eleições e também na retirada de certificações oferecidas pela Justiça Eleitoral.
Tecnologias a parte, os mais de 150 mil eleitores em Rio Claro têm quatro candidatos ao executivo e 300 candidatos a vagas na Câmara para o período de 2025-2029.