Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Política

Atual embaixador da Argentina no Brasil diz que continuará no cargo no governo Milei

Mesmo com a mudança de governo, Daniel Scioli deve continuar na função.


Mesmo com a mudança de governo, Daniel Scioli deve continuar na função. O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, confirmou que vai continuar na função no governo Milei. A informação foi confirmada pela embaixada da Argentina, nesta quarta-feira (29). Isso quer dizer que mesmo após a mudança de governo, com a vitória de Javier Milei, Scioli vai permanecer no cargo.

Durante a campanha eleitoral, Milei fez ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras coisas chamando-o de "corrupto" e "comunista", além das promessas de retirar a Argentina do Mercosul.

Na ocasião, Lula apoiou o candidato governista Sergio Massa, derrotado por Milei. O petista é amigo e aliado político de Alberto Fernández, presidente da Argentina que está no final do mandato.

Entrevista com o embaixador do Brasil na Argentina

Após a vitória, Milei deixou de lado o discurso de campanha contra Lula e disse o presidente brasileiro será bem-vindo se for à posse, em 10 de dezembro.

Inclusive, neste fim de semana, a futura chanceler argentina, Diana Mondino, esteve em Brasília em reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, quando entregou uma carta de Milei, convidando Lula para a posse presidencial.

Embaixador

A manutenção de Daniel Scioli na função já era ventilada por veículos de imprensa argentinos. Segundo o "La Nación" e o "Todo Notícias", Scioli é um político peronista, portanto adversário de Milei.

Scioli é um político importante na Argentina: ele foi ministro e governador da província de Buenos Aires. Em 2015, ele concorreu à presidência da Argentina e perdeu para Maurício Macri.

Em 2020, o governo de Alberto Fernández o nomeou embaixador em Brasília. Inicialmente, Scioli teve a missão de se aproximar do governo de Bolsonaro, que não tinha uma boa relação com Fernández.

Agora, com a vitória de Milei na Argentina, Scioli mais uma vez tem a missão de aproximar governos cujos mandatários não são próximos. Javier Milei criticou Lula antes de ser eleito. O argentino disse que o brasileiro é comunista e corrupto.

G1 - Política

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!