Foi publicada no Diário Oficial do último dia 24 de novembro de 2023 a Lei Municipal n° 5.847, que considera o Escotismo como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Rio Claro. O projeto é de autoria do vereador e 2º Secretário da Mesa Diretora, Hernani Leonhardt (MDB), e foi sancionado pelo Prefeito Gustavo Perissinotto (MDB).
Considerado como um movimento de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens o seu desenvolvimento pessoal em diferentes áreas, de forma sempre variada e atual, que vão ao encontro das necessidades das novas gerações.
Por mais de 100 anos, os escoteiros têm aperfeiçoado técnicas, ações e conteúdos para que possam continuar sendo o maior movimento de jovens do mundo. E é por meio de um Programa Educativo e do Método Escoteiro que a proposta educativa do Movimento Escoteiro é levada a mais de cem mil pessoas.
O Escotismo tem como missão contribuir para a educação de jovens, por meio de um sistema de valores baseado na Promessa e na Lei Escoteira, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se realizem como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade.
Segundo a lei aprovada em Rio Claro, são características do Escotismo: a utilização do uniforme tradicional ou vestuário; o exercício da cidadania; a defesa humanitária; a realização de campanhas sociais e envolvimento comunitário; as ações de defesa ecológica; a utilização do método de autoeducação para autonomia e desenvolvimento pessoal.
Em Rio Claro, os escoteiros completaram neste ano 106 anos de história. Atualmente a cidade é composta pelos Grupos Escoteiros Marechal Rondon e Santa Cruz.
Em abril, o vereador Hernani Leonhardt concedeu a Medalha de Mérito Escoteiro em homenagem e reconhecimento pelo mérito pessoal, bons serviços prestados à cidade, ou serviços dignos de especial destaque, valor desportivo, cultural e escoteiro. A solenidade ocorreu no plenário da Câmara Municipal.
Câmara Municipal de Vereadores de Rio Claro