Tecnologia Brasil

Rede social X está sendo bloqueada temporariamente no Brasil

Elon Musk não determinou um representante legal como determinava o mandado expedido pelo STF.

Por Redação

31/08/2024 às 08:02:00 - Atualizado há
Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Comprado pelo bilionário Elon Musk, o X ou ainda conhecido como Twitter, está sendo retirado do ar aos poucos em território brasileiro desde o inicio da madrugada deste sábado (31).

A rede social está sendo bloqueada no Brasil por conta de uma ação do STF, liderada por Alexandre de Moraes, que determinou que o bilionário Elon Musk nomeasse um representante legal do aplicativo no Brasil. Musk não cumpriu com o prazo determinado pela justiça e os serviços da rede social começaram a ser removidos pela ANATEL.

Para os mais "saidinhos", que ainda continuam acessando o aplicativo mesmo após a determinação de bloqueio, a multa chegará aos 50 mil reais.

A tensão entre o bilionário e o STF não é novidade. Nos últimos dias, a rede social desobedecia constantemente as determinações da justiça brasileira. Além disso, foram aplicadas mais de 18 milhões de reais em multas, que ainda não foram pagas.

Musk também enfrenta problemas com outros países. A União Europeia deve seguir o mesmo caminho do Brasil e bloquear temporariamente os acessos à rede social. Em dezembro do ano passado, uma investigação foi aberta contra a rede social, onde disseminação de desinformação e ausência de transparência foram pautadas. As investigações preliminares do caso terminaram e determinaram que o X violou leis locais. O caso continua em aberto, mas Musk deve sofrer com perdas na UE também.

A Austrália é outro país onde a rede social enfrenta problemas. No local, Musk entende que está sendo "censurado" por conta do X não aceitar decisões judiciais que ordenavam a remoção de conteúdos considerados extremistas.

A lista segue, afinal, país como Inglaterra, Índia, Turquia e Argnetina, já apresentaram problemas com os conteúdos compartilhados no X.

No Brasil, a questão agora é: nos próximos dias, o antigo Twitter deve ser bloqueado para todos os acessos com previsão de multa para quem desobedecer a ordem. Musk afirma que a partir de amanhã (1), ele começará a listar uma série de crimes cometidos por Alexandre de Moraes na rede social. Até onde essa queda de braço vai ainda é incerto, mas próximos capítulos estão certos.

Fonte: g1 e Agência Brasil.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal