Petista utilizou rede de Elon Musk para divulgar endereços em outras plataformas. Moraes deu 24 horas para bilionário indicar representante no Brasil, sob pena de derrubar o X. Lula lista perfis em outras redes sociais em meio a impasse sobre situação do X no Brasil
Reprodução/X
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma postagem na rede X nesta quinta-feira (29) na qual lista os endereços dos seus perfis em outras redes sociais.
Lula fez a publicação em meio a um impasse entre o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o proprietário do X, Elon Musk.
Nesta quarta-feira (28), o magistrado intimou Musk a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas, sob pena de suspender o funcionamento da rede no país.
Entenda a tensão entre Musk e Moraes, que pode derrubar X
"Redes do presidente Lula", diz a postagem, acompanhada de links que direcionam para as páginas e canais do petista nas redes Bluesky, Instagram, WhatsApp, Threads, TikTok e Facebook.
A intimação feita por Moraes
Moraes dá prazo de 24 horas para Elon Musk indicar novo representante legal da rede X no Brasil
Diante da falta de um representante legal, o ministro do STF expediu uma ordem nesta quarta-feira (28), determinando que a rede indicasse quem deveria responder às notificações judiciais no Brasil.
E, na ausência de um representante para receber a intimação, Alexandre de Moraes inovou e decidiu intimar Elon Musk no próprio X, o que foi feito pelo perfil institucional do STF na plataforma.
Na intimação, Moraes dá prazo de 24 horas para que Musk nomeie um novo representante no Brasil. Além disso, o ministro fez uma advertência: caso a ordem não seja seguida, a rede social poderá ser suspensa no Brasil.
Na postagem do STF, foram marcados os perfis de Elon Musk e a conta do X para assuntos globais. Foi a primeira vez que a Suprema Corte utilizou a plataforma de Musk para intimar alguém. No caso, o próprio dono do X.
Além da intimação desta quarta, nesta quinta-feira (29), Moraes bloqueou contas da empresa Starlink Holding, que também pertence ao bilionário.
Empresário reage com meme e novo ataque
Elon Musk compara Alexandre de Moraes a vilões de filmes
Em resposta à decisão de Moraes que pode resultar na suspensão do X, o dono da rede social publicou uma imagem produzida por inteligência artificial ironizando o ministro do STF.
A postagem, que compara o ministro a vilões de Star Wars e Harry Potter, foi feita na rede social à 1h39 desta quinta-feira, pelo horário de Brasília.
A decisão de Moraes que bloqueia contas da Starlink também gerou reações do bilionário. Em uma publicação no X, Musk chamou o ministro de "ditador do Brasil".
"O tirano Alexandre [de Moraes] é o ditador do Brasil. Lula é seu cachorrinho", escreveu Musk, em tradução livre.