A onda de calor deixou Rio Claro em situação de risco para incêndios nos últimos dias. Agora, a chegada de uma frente fria derruba as temperaturas e deve trazer ao menos um alívio no tempo seco.
A Tarde desta sexta-feira (23) pareceu mais uma tarde em Marte ou em um filme de Hollywood com o filtro diferente para passar uma perspectiva do México.
O Sol ficou vermelho, conforme uma série de registros nas redes sociais e o céu estava tão encoberto pela fuligem ou pela poeira, que era difícil até enxergar um palmo à sua frente. Nos últimos dias, o "Veranico" deu suas caras de novo e em pleno inverno, as temperaturas passaram dos 30°. Já conhecido como uma estação onde as chuvas pouco aparecem, o calor fora de época e a baixa umidade de ar criaram um ambiente no geral propício a propagação de incêndios.
Na quinta-feira (22), foi reportado o incêndio na fazenda São José, localizada em Rio Claro, que afetou os moradores de toda a cidade, seja no trânsito, afinal, a SP-191 passou por problemas por conta da fumaça ou por conta das queimadas, que atrapalharam a rede elétrica de energia e registraram quedas de energia pela cidade.
Ontem (23), não foi muito diferente. Focos de incêndio foram registrados em cidades do interior paulista e atrapalharam o trânsito e a distribuição de energia.
Porém, a partir de amanhã (25), o tempo deve mudar um pouco. A chegada de uma frente fria pode trazer chuvas para Rio Claro e as temperaturas devem cair, ao menos, até quarta-feira (28). A região de Araraquara, onde Rio Claro está inserida, têm alertas para as baixas temperaturas.