Na última quarta-feira, (31), em Santa Gertrudes, a Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), promoveram uma reunião junto com a Comgás, Scania e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da InvestSP, para discutir o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao incentivo do uso de gás natural como combustível na frota pesada de veículos.
A reunião teve início no período da manhã com uma visita à planta da Delta Cerâmica, em Rio Claro, seguida por uma passagem pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB). Posteriormente, o grupo reuniu-se na sede da ASPACER.
Marília Garcez, Diretora de Estratégia e Inteligência da InvestSP, ressaltou a importância do encontro. "Um dos objetivos é criar políticas públicas para incentivar a transição energética, especialmente na frota pesada", explicou. Segundo Marília, o governo estadual está empenhado em implementar ações que promovam a sustentabilidade em todo o território paulista.
O setor cerâmico, em colaboração com a Scania e a Comgás, formou no mesmo dia um grupo de trabalho com a meta de desenvolver e apresentar ao governo de São Paulo um projeto visando iniciar a transição energética dos caminhões, que transportam matéria-prima para a indústria cerâmica. "A iniciativa representa um avanço importante não apenas para o setor cerâmico, mas também para a política energética do estado, destacando o compromisso de toda a cadeia da indústria cerâmica com um futuro mais verde e eficiente", afirmou Luís Fernando Quilici, Diretor de Relações Institucionais da ASPACER.
O encontro contou ainda com a presença dos ceramistas Benjamin Ferreira Neto (Cerâmica Alfagrês), que é também vice-presidente da ASPACER e ANFACER, Eduardo Almeida (Grupo Almeida), Vanderli Vitório Della Coletta (Vilagress), Maurício Borges, CEO da ANFACER, Ana Paula Margarido, superintendente do CCB, além de representantes administrativos da Comgás, Scania e Instituto Rever.
Aspacer