Esportes

Funcionário do Detran-SP busca o bicampeonato nos Jogos Regionais

Rodrigo de Sousa Santos faz parte da delegação de Rio Claro. Rodrigo foi campeão do tênis de mesa como jogador e busca o bicampeonato na categoria, mas agora como treinador da equipe.

Por Redação

24/07/2024 às 09:20:18 - Atualizado há
Equipe de Tênis de Mesa de Rio Claro. Foto: Detran-SP.

Enquanto o mundo aguarda o início dos Jogos Olímpicos de Paris, na próxima sexta, 26 de julho, São Paulo mergulha no clima esportivo com a etapa final dos 66º Jogos Regionais, competição anual que a Secretaria Estadual de Esportes promove em julho por todo o estado e que tem sua última fase sempre no fim do mês, com disputas entre as cidades da região de Campinas. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) também entra na competição, com um representante nesta etapa do torneio: o mesa-tenista Rodrigo de Sousa Santos, de Rio Claro. Campeão de tênis de mesa por equipes no ano passado, Rodrigo volta à competição como técnico, em busca do bicampeonato para a sua cidade. Os vencedores dos Jogos Regionais se classificam para os Jogos Abertos, que reúnem os melhores atletas de todo o estado em 23 modalidades esportivas.

Como quase todo garoto, Rodrigo cresceu jogando futebol. Até conhecer, nas aulas de educação física da escola, o tênis de mesa. Ele e o irmão gêmeo, Rodolfo, tinham 15 anos e nunca mais largaram a raquete. Em 21 anos, o oficial administrativo do Detran-SP acumula diversas medalhas de ouro em etapas da Liga Paulista de Tênis de Mesa, além da conquista dos Jogos Regionais em 2023, quando Rio Claro venceu Atibaia por 3x1 – três jogos a um. Vitoriosa, a cidade de Rodrigo foi aos Jogos Abertos, mas quem levou a melhor no torneio foi o município de São Caetano.

?Neste ano, a decisão da etapa de Campinas, que vai até sábado e tem como sede a cidade de Bragança Paulista, pode ficar de novo entre Rio Claro e Atibaia. Os municípios são cabeças de chave no torneio, como se pode ver na tabela. Rodrigo, porém, não vai estar diretamente em campo: ele está estreando como treinador, junto a meninos do sub 21 – com idades de 13 a 21 anos. No ano passado, chegou a experimentar um pouco a função: além de jogar, foi auxiliar técnico.

"É um desafio maior, pois, além da responsabilidade de comandar uma equipe e levá-la às finais, preciso administrar o psicológico dos atletas", diz o oficial administrativo do Detran-SP de Rio Claro, que tira do esporte lições para a sua atuação na autarquia, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), do governo paulista.

"O esporte é útil para a vida. Ensina a trabalhar em equipe, a incentivar e a torcer pelo outro. Isso tem reflexo no trabalho: você passa a ter mais empatia e disposição para ajudar o colega. Eu tinha um perfil antissocial e hoje sou bem mais participativo", afirma Rodrigo, alojado com seu time em uma escola estadual de Bragança Paulista.

Como técnico, ele é também professor – atividade exercida, aliás, pelo irmão em Araras, onde dá aulas de tênis de mesa. Os dois são formados em Educação Física. E, como bom professor, Rodrigo sabe aprender. "Ser treinador ensina muito, é preciso se reinventar sempre, seja na didática dos treinos seja na orientação emocional. Agora como técnico, eu aprendo a ensinar, a ter paciência, falar de modo claro, algo que pode ser transferido para o trabalho em equipe e para a vida, de modo geral."

Disciplina e dedicação também estão ligadas à prática esportiva. Rodrigo que o diga. Funcionário do Detran-SP desde 2009, onde desenvolve uma série de atividades administrativas, ele costuma treinar três vezes por semana, à noite, após o expediente. Em períodos próximos a competições, a rotina se intensifica, chegando a cinco treinos semanais. A ansiedade também aumenta. "Somos um dos pólos mais fortes do tênis de mesa no estado", afirma. "A responsabilidade é grande."


Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.

Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.

Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.

Fonte: Detran-SP
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal
Acompanhantesgoiania