Atividade do sábado focou em atenção e habilidades interpessoais.
Como parte do desenvolvimento pessoal, atletas de handebol de Rio Claro farão neste final de semana um trabalho de Mindfulness (treino de atenção plena no momento presente) e habilidades intrapessoais.
Esse trabalho será sábado (6) no Sest/Senat, promovido pelo Instituto Cresce no Esporte, e será ministrado por Fernanda Nascimento, psicóloga formada pela Unesp – Bauru, com mestrado pela Unicamp. Foi responsável pela preparação mental das equipes de voleibol e basquete no Esporte Clube Pinheiros de 2016 a 2019, e pela equipe profissional do Barueri Volleyball Club de 2021 a 2024, trabalhando também como psicóloga da seleção brasileira feminina de voleibol em 2022 e 2023, além de trabalhar com atendimento para atletas e escrever livros e artigos sobre o tema.
Esse não é o primeiro contato dos atletas de Handebol da cidade com esse tipo de trabalho. Os times feminino e masculino fazem acompanhamento com psicóloga e também assistentes sociais semanalmente, com a supervisão da Dra. Idania Pena Grasd, da Clínica Potencial, que trabalha o desenvolvimento da autoconsciência dos atletas.
Alexandre Conttato Colagrai, coordenador e fundador do projeto, afirma que "antes de qualquer atleta existe ali uma pessoa, que precisa receber atenção em todas as áreas para o seu melhor desenvolvimento pessoal, antes de seu desempenho como atleta, atletas não são máquinas de resultados, e esse trabalho psicológico e social tem sido um diferencial".
O handebol de Rio Claro é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e o SEST SENAT. Maiores informações em www.crescernoesporte.org.br, ou na rede social @handrioclaro @institutocrescernoesporte .