São Paulo, junho 2024 – Equipes de fiscalização da Fundação Procon-SP realizaram entre os dias 03 e 07 de junho a Operação Dia dos Namorados, que visitou 371 estabelecimentos comerciais na Capital, interior e litoral do estado. Foram encontradas irregularidades em 142 locais.
Na Capital foram fiscalizados 206 estabelecimentos e foram encontradas irregularidades em 53 deles (25,72%). Os principais problemas apresentados foram: problemas referentes à precificação (produtos sem informação de preço, com preços não voltados ao público consumidor) e validade (sem validade, validade ilegível, validade vencida).
Já no interior e litoral, os fiscais visitaram 165 estabelecimentos, 89 deles (53,94%) apresentaram irregularidades. Os principais problemas constados foram: inadequação da informação de preço (falta clareza, ostensividade, precisão); falta de informação do preço à vista e ausência de exemplar do CDC à disposição do consumidor.
A operação teve como foco estabelecimentos do comércio em geral em lojas de rua e em shoppings, voltados à comercialização de produtos para o Dia dos Namorados, nos segmentos de: joalheria, relojoaria, perfumaria, cosméticos e lingerie.
As ações foram feitas pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP na Capital e pelos núcleos regionais do órgão em Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Pretos, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba, contaram com a participação dos Procons municipais de Americana e São Bernardo do Campo.
Procon-SP