Acordos incluem revitalização de canais e aumento da rede de esgoto; Belém recebe Cúpula do Clima em 2025. Lula cancelou participação na assinatura em meio a reuniões sobre chuva no RS. Lula em evento preparatório da COP 30
Ricardo Stuckert (PR)
A Itaipu Binacional, o governo do Pará e a prefeitura de Belém assinaram nesta segunda-feira (6) convênios que preveem R$ 1,3 bilhão para investimento em saneamento básico.
O convênio, assinado em cerimônia no Palácio do Planalto, prevê o repasse do dinheiro pela Itaipu como um dos preparativos para Belém receber em novembro de 2025 a 30ª edição da conferência das Nações Unidas (ONU) sobre clima, a COP 30.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva era esperado na solenidade, mas cancelou a participação minutos antes em meio à sequência de reuniões sobre as chuvas no Rio Grande do Sul. Até a manhã desta segunda, a Defesa Civil contabilizava 83 mortos e mais de 100 desaparecidos.
"Estamos assistindo, infelizmente, é mais uma repercussão das mudanças do clima. Será essa agenda que Belém será sede no próximo ano. É debater as urgências climáticas e suas consequências", afirmou o governador do Pará, Helder Barbalho.
"O que acontece hoje no RS poderia estar acontecendo em qualquer outra unidade da federação. Não é fruto necessariamente do que o território riograndense possa estar produzindo nas mudanças do clima. Aquilo que acontece em outros biomas do Brasil e do planeta repercute em outros territórios do nosso país e do mundo", acrescentou.
O governo informou que o dinheiro repassado pela usina hidrelétrica de Itaipu será usado para realizar melhorias na infraestrutura da capital paraense:
50 km de rede coletora de esgoto
4,8 mil ligações de esgoto
pavimentação de vias de acesso à COP 30
implantação de vias marginais do Canal Água Cristal
equipamentos de controle de tráfego
implantação do Parque Linear Doca
implantação do Parque Urbano Igarapé São Joaquim
revitalização do Complexo do Ver-o-Peso
restauração do Mercado Municipal de São Brás
desenvolvimento de metodologia para gestão de resíduos sólidos
ações de educação ambiental e de inovação em biotecnologia
Helder Barbalho pede união do Brasil com o Pará para a COP em Belém
A COP é um evento anual realizado pelas Nações Unidas para discutir mudanças climáticas e alternativas para melhorar as condições do clima, em especial no trabalho para a redução dos gases de efeito estufa.
A edição de 2024 será realizada no Azerbaijão. Belém receberá o encontro em novembro de 2025. Será a primeira vez que a conferência será realizada em uma cidade na Amazônia, um dos ecossistemas cuja preservação é prioritária no contexto de combate às mudanças climáticas.