As recomendações são apagar todos os dados do celular remotamente e entrar em contato com a operadora e o banco.
Em época de Carnaval, são muitas as dicas para os foliões não se tornarem alvos fáceis para os criminosos.
Diminuir limite no cartão de crédito, desativar o pagamento por aproximação, tentar identificar de alguma forma o cartão e outros pertences, usar dinheiro no meio dos blocos.
No dia a dia, recomendações como não anotar senhas no bloco de notas, ou cadastrar as digitais ou a identificação facial são necessárias para evitar que mais prejuízos aconteçam.
Mas como fazer para não ter tantos prejuízos caso pertences importantes como o celular sejam roubados no meio da folia?
Que fique claro, o roubo ou furto de celular não é exclusividade da maior festa popular do mundo e pode acontecer com qualquer um, em qualquer momento do ano.
O Governo Federal lançou faz pouco tempo um aplicativo chamado "Celular Seguro", que bloqueia o acesso de terceiros aos smartphones e impede que contas de bancos ou redes sociais sejam invadidas e criem mais dor de cabeça para as vítimas.
Para os mais entendidos ou curiosos com a tecnologia, uma dica importante é apagar todos os dados do celular, impedindo assim, que os criminosos consigam acesso aos aplicativos. Os mais atrevidos podem sair em busca do aparelho perdido ou roubado com aplicativos tanto no Android quanto no IPhone.
A recomendação dos especialistas em segurança é que a comunicação com a operadora seja feita depois de apagar os dados e o motivo disso é caso a vítima faça esse contato com a operadora antes, não será possível apagar os dados, afinal, o celular estará sem conexão com a internet.
Notificar o banco também é um passo importante, afinal, qualquer operação suspeita será imediatamente suspensa e as perdas financeiras não serão ainda maiores.