Os primeiros jogos da competição acontecem entre os dias 21 e 28 de fevereiro.
A Copa do Brasil começou oficialmente na tarde de ontem (30).
A competição mais democrática do país do futebol contou com um sorteio realizado na CBF para determinar os caminhos da primeira fase. Equipes como o atual campeão São Paulo, o atual campeão do Brasileirão, o Palmeiras e o campeão da Libertadores entram depois na Copa, mas os confrontos da primeira fase contam com times de todo o país e de todo escalão do futebol nacional.
Uma ausência sentida na Copa do Brasil é a do Santos, que após um 2023 desastroso tanto no Paulistão quanto no Brasileiro, não conseguiu atingir os critérios mínimos para classificação e assistirá a Copa do Brasil pela TV.
São 20 chaves com quatro times cada e os confrontos da segunda fase da competição são entre os classificados de cada chave:
CHAVE 1
CHAVE 2
CHAVE 3
CHAVE 4
CHAVE 5
CHAVE 6
CHAVE 7
CHAVE 8
CHAVE 9
CHAVE 10
CHAVE 11
CHAVE 12
CHAVE 13
CHAVE 14
CHAVE 15
CHAVE 16
CHAVE 17
CHAVE 18
CHAVE 19
CHAVE 20
Os jogos da primeira fase da Copa do Brasil acontecem entre os dias 21 e 28 de fevereiro e os times com melhor classificados no ranking nacional das equipes têm vantagem nos confrontos únicos, podendo empatar as partidas para garantir a classificação. Na segunda fase, em caso de empate, os times disputam uma decisão por pênaltis.
Algumas equipes entram na terceira fase - caso de Palmeiras, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Botafogo, RB Bragantino e Atlético Mineiro, classificados para a Libertadores. O Athletico (PR) entra nesta fase pela campanha que fez no Brasileirão 2023, enquanto Goiás e Vitória entram na terceira fase pelos títulos da Copa Verde e da Série B, respectivamente. Por fim, o Ceará entra como campeão da Copa do Nordeste de 2023.