A PolĂcia Federal realiza nesta quinta-feira (25) uma operação para compreender um possĂvel esquema de espionagem realizado pela ABIN.
Conforme as investigações, a agĂȘncia teria envolvimento em espionagem a partir de aparelhos de geolocalização sem autorização judicial e sem conhecimento das pessoas espionadas.
Entre as vĂtimas da ABIN, estariam ministros do STF, como Alexandre de Moraes.
Além de cumprir os mandados de busca e apreensão, a PF também realiza a suspensão de policiais federais que estavam envolvidos no esquema.
A espionagem seria possĂvel através do uso de um software chamado "FirstMile", que teve uso confirmado pela ABIN. O software foi comprado no final do governo Temer e utilizado durante trĂȘs anos do governo Bolsonaro.
Um dos investigados nesta Operação é o deputado federal pelo Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem. O deputado federal era chefe da ABIN no governo Bolsonaro.
Outras autoridades teriam sido espionadas ilegalmente, como o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia e o ministro da Educação, Camilo Santana. Porém a PF investiga a possibilidade de que servidores pĂșblicos, outros polĂticos e jornalistas tenham sido monitorados ilegalmente.
G1