Robô ejetável conseguiu capturar fotos da superfície lunar.
A sonda não tripulada do Japão, conhecida como "SLIM" fez história na corrida espacial ontem.
Conforme informações da Agência Espacial do país, um pouso não tripulado foi realizado na Lua, colocando o país como o quinto na história a conseguir o feito.
A Agência também confirmou que as imagens do satélite foram possíveis através de um robô ejetável e que novas informações poderão ser futuramente divulgadas, afinal, os cientistas ainda estão estudando as fotografias tiradas pelo robô e outros detalhes capturados pela tecnologia.
Porém, os japoneses não consideram o pouso como um "sucesso total", afinal, o pouso incorreto do robô fez com que o contato com a sonda fosse perdido após três horas do pouso. Apesar disso, os japoneses afirmam que é possível retomar o contato caso a direção da luz solar mude e atinja a sonda.
A tecnologia criada pelos japoneses nesta sonda faz o equipamento ser considerado "magro" - além disso, a tecnologia proporcionou que imagens anteriores da Lua auxiliassem o pouso da sonda. Após isso, dois mini-robôs ejetáveis foram liberados pela sonda e realizaram o mapeamento da superfície.