Cidades Clima

Chuvas recentes em SP despertam para cuidados e recomendações da Defesa Civil estadual

Capital já recebeu 70% do volume de chuva esperado para todo o mês de janeiro. Quatro pessoas morreram vítimas de enxurradas, quedas de árvores ou fio energizado

Por Redação

22/01/2024 às 13:45:27 - Atualizado há
Foto: Defesa Civil do Estado de São Paulo

As chuvas dos últimos dias têm causado bastante transtorno para a população, principalmente na Capital e Região Metropolitana de SP. Somente na Capital já choveu quase 70% do volume esperado para todo mês de janeiro. Segundo os meteorologistas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do estado (CGE), o mês de janeiro sofre a influência do fenômeno El Niño. Somado a isso, temos tido passagens de frentes frias pelo estado, o que gera o aumento de tempestades mais severas, sempre acompanhadas de rajadas de vento, queda de raio e granizo.

Com este cenário são comuns ocorrências de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra e queda de árvores. Por essa razão, a Defesa Civil tem intensificado as orientações à população, com dicas sobre medidas de autoproteção e instruções sobre como agir em uma emergência. "Este ano já registramos 33 ocorrências ocasionadas pelas chuvas em todo o estado. Infelizmente já tivemos quatro mortes desde o dia primeiro de janeiro. Em três delas as vítimas acabaram se expondo ao risco", declara Major Michele César, Diretora da Divisão de Resposta da Defesa Civil.

No dia 8 um homem acabou morrendo após ser atingido por uma árvore na cidade de Itupeva. No dia 9, um homem morreu no bairro de Moema, na Capital, após descer do veículo que havia sido atingido por um fio energizado. Já na última sexta-feira (12), uma criança morreu após o veículo em que ela estava ser arrastado pela enxurrada em Juquitiba e um homem acabou falecendo em São Bernardo do Campo, vítima de um deslizamento de terra.

"Nosso trabalho é minimizar a ocorrência de desastres no estado de SP. Mortes como essas, ocasionadas por enxurradas, quedas de árvores ou fios energizados, podem ser evitadas se alcançarmos a população com nossas orientações de autoproteção", enfatiza Major Claudia Bemi, Diretora da Defesa Civil Estadual.

A Defesa Civil tem investido na divulgação de vídeos e materiais informativos, por meio da Campanha SP Sempre Alerta, uma ação do Governo do Estado de SP com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos. A iniciativa integra diversas secretarias estaduais visa ampliar as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

Principais recomendações da Defesa Civil para dias de fortes chuvas
Caso um fio energizado caia sobre o veículo, os ocupantes devem permanecer dentro do automóvel e ligar para o serviço de emergência. Se o carro começar a pegar fogo ele deve ser abandonado. Mas existe um modo correto de sair. Não toque nas partes metálicas e pise com os dois pés no chão. Depois, se afaste dando pulos, sempre pisando os dois pés no chão ao mesmo tempo. Afaste-se por pelo menos 10 metros do local da queda do fio.

As pessoas que moram em áreas de encosta precisam observar os sinais de movimentação do solo. Durante o processo de deslizamento é comum surgirem rachaduras nas paredes dos imóveis, portas e janelas emperrarem, postes e árvores se inclinarem e água lamacenta escorrer pelo morro. Diante de qualquer um destes sinais o local deve ser abandonado imediatamente.

Durante as tempestades é importante evitar áreas arborizadas, devido ao risco de quedas de árvores. Jamais enfrente áreas alagadas ou com enxurradas. Uma lâmina com 15cm de água pode arrastar uma pessoa e com 30cm levar um automóvel. Caso haja queda de raios, deve-se abrigar em uma edificação.

A população pode receber os vídeos e conteúdos da Defesa Civil por meio das redes sociais, pelo @defesacivilsp e, também, pelo canal do órgão no WhatsApp – Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Fonte: Defesa Civil do Estado de São Paulo
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal