Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Política

Conselho de Ética arquiva processos contra deputados Marcon e Fernanda Melchionna

Representações contra os dois parlamentares da base governista foram apresentadas pelo PL.


Representações contra os dois parlamentares da base governista foram apresentadas pelo PL. Em ambos os casos, relatores não viram 'justa causa' para dar seguimento às ações. O Conselho de Ética da Câmara arquivou nesta quarta-feira (4) processos contra dois parlamentares da base aliada ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): Marcon (PT-RS) e Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

As decisões pelo arquivamento das representações seguiram os pareceres apresentados pelos relatores dos casos. Nas duas votações, os resultados foram os mesmos: 11 votos a 0.

Eduardo Bolsonaro e deputado do PT brigam durante reunião da Comissão de Trabalho

Ambas as representações arquivadas nesta quarta foram apresentadas pelo PL.

O partido acusou Marcon de ter quebrado o decoro parlamentar, durante fala uma comissão na Comissão de Trabalho da Casa, em abril deste ano, ao supostamente ironizar o atentado à faca sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2018.

Ao se defender no órgão, Marcon disse ter debatido no âmbito político e afirmou que é preciso "construir a boa política".

Já a apuração contra Fernanda Melchionna era sobre discurso no qual a deputada e outras cinco parlamentares chamaram de "assassinos" deputados que votaram a favor da urgência ao projeto do marco temporal das terras indígenas.

Em defesa, a deputada afirmou que a representação foi uma "tentativa de intimidar mulheres" e que o processo era um "desperdício de tempo".

Nos dois processos, os relatores — Bruno Ganem (Podemos-SP) e Alex Manente (Cidadania-SP), respectivamente — avaliaram que não havia "justa causa" para dar seguimento às ações.

Os deputados também avaliaram que as condutas não configuram afronta ao decoro e que os discursos estavam protegidos pela imunidade parlamentar.

G1 - Política

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!