Em 2025, participam do projeto 600 escolas de 51 diretorias de ensino; foco é recuperação da aprendizagem nos dois componentes de alunos do 6º e 7º anos.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) está com inscrições abertas para a seleção de professores com experiência em alfabetização e letramento matemático para atuar como tutores de estudantes do 6º e 7º ano (anos finais do Ensino Fundamental) nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Em 2025, participam do projeto 600 escolas de 51 diretorias de ensino com resultados abaixo da média na última edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo).
O processo seletivo é dividido em três etapas. A primeira é a inscrição no portal Banco de Talentos. Até dia 5 de fevereiro professores com inscrição ativa no processo de atribuição de classes e aulas 2025 – efetivos, não efetivos, contratados e candidatos à contratação – devem manifestar interesse no site. A segunda fase é a publicação da lista de candidatos classificados e convocados para entrevista nas Diretorias de Ensino. As entrevistas e resultado final estão previstos para o período entre 11 e 21 de fevereiro. O edital está publicado no Diário Oficial do Estado na edição de 29 de janeiro de 2025.
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No segundo semestre de 2024, a Seduc-SP organizou um piloto do projeto em 200 unidades de 20 Diretorias de Ensino da capital, região metropolitana e interior. No total, 400 docentes atuaram no projeto.
Cada unidade escolar do projeto vai receber o apoio de dois professores tutores, um dedicado a turmas de língua portuguesa e outro de matemática. A contratação desses profissionais, cuja jornada docente será de 25 horas semanais, levará em conta a formação prioritária acadêmica em pedagogia ou curso normal superior e experiência em alfabetização.
De acordo com o edital, os professores serão responsáveis pela tutoria de turmas multisseriadas de até 15 estudantes com carga horária de três aulas semanais e presenciais ofertadas no mesmo turno das aulas regulares. O foco é a recuperação de defasagens de aprendizado associadas à leitura, escrita e operações matemáticas
Os estudantes serão selecionados após uma avaliação conjunta entre os professores regentes de língua portuguesa e matemática das escolas participantes do projeto e os professores tutores, com base no desempenho no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Além disso, será aplicada uma prova de sondagem para identificar dificuldades específicas e níveis de aprendizagem dos alunos em cada uma das duas disciplinas.
Para as aulas de tutoria, a Seduc-SP preparou um material didático impresso organizado em cinco volumes e dividido em níveis e eixos. A orientação é que duas aulas sejam dedicadas ao conteúdo dos componentes e a terceira à resolução de atividades.