Neste primeiro momento, o app funcionará como um alerta para instituições financeiras e para operadoras de celulares.
O Governo Federal anunciou hoje (19), oficialmente, o lançamento do app "Celular Seguro" - app que busca inibir estragos maiores com o roubo e o furto de celulares no Brasil.
O app busca inibir a prática dos criminosos no pós roubo, bloqueando a possibilidade de realizar transações financeiras através do aplicativo e também o contato dos criminosos com pessoas próximas à vítima, inutilizando o aparelho com apenas um aviso.
A partir de amanhã (20), o app será comercializado nas lojas eletrônicas como o Android e o iOS - e neste primeiro momento, os especialistas em tecnologia e segurança cibernética alertam que a transformação de um aparelho roubado em um material inútil não será possível.
Segundo informações, o aplicativo funcionará da seguinte forma: quando uma pessoa tiver seu aparelho celular roubado e tiver seu cadastro no aplicativo, ela registrará o caso no aplicativo, gerando um alerta, que será compartilhado com a Anatel e também com o banco. Porém, isso não quer dizer que o aparelho será bloqueado imediatamente, a proposta ainda não foi aceita por todos os bancos e todas as desenvolvedoras, como o iOS, que está em negociações com o Governo Federal para aderir ao programa.
O secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli espera que outras instituições também entrem no programa e espera ampliar o programa já para o próximo ano, deixando de bloquear os aplicativos para bloquear o chip roubado e com isso, fazer com que crimes como roubo, furto ou receptação de aparelhos celulares sejam desestimulados.