Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

G1 - Política

Lula oficializa mudança na Secom nesta semana, com marqueteiro Sidônio Palmeira no lugar de Paulo Pimenta

.


Ministro Paulo Pimenta

TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontra nesta terça-feira (7) o publicitário Sidônio Palmeira para definir a troca na chefia da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo.

Palmeira é cotado para substituir Paulo Pimenta, que está à frente da Secom hoje. Na agenda oficial de Lula, está marcada também uma reunião com Pimenta às 9h30 no Palácio do Planalto.

Lula planeja reforma ministerial já de olho em 2026

Segundo assessores próximos ao presidente, o destino de Paulo Pimenta ainda é incerto. Neste momento, o mais provável é que ele volte para a Câmara. Pimenta pode ainda assumir uma liderança.

Ao blog, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo precisa comunicar melhor o esforço fiscal e de transparência das contas que vem sendo feito desde 2023.

Mesmo antes de assumir, Sidônio — que foi marqueteiro de Lula na campanha de 2022 — já deu o tom dos últimos movimentos do governo: menos enfrentamento com o mercado financeiro nas falas e demonstrações de um governo unido.

Desavenças entre ministros e disputas por influência no entorno do presidente transpareceram ao longo de 2024.

Nesta segunda, o ministro da Casa Civil foi ao ministério da Fazenda, num gesto de unidade. Lula quer reunir seus ministros ainda em janeiro para passar novas diretrizes.

G1 - Política

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!