Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Brasil

Governo Federal realiza ato para retorno das obras danificadas no 8 de janeiro de 2023

Além da entrega das obras restauradas, o governo realiza uma solenidade que contará com representantes dos outros poderes.


Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foto: Getty Images.

O dia 8 de janeiro de 2023 é um daqueles dias que entrou para a história do Brasil.

Em 2022, as eleições federais deram o tom. Em uma disputa polarizada entre o presidente Lula e o ex-presidente Bolsonaro, a diferença entre os dois nas urnas foi mínima e protagonizou uma das eleições mais acirradas da história.

Afinal, porque é importante lembrar do contexto para o dia 8 de janeiro de 2023? Em um Brasil tão polarizado e com extremos políticos definidos e incluídos em um contexto de violência, o dia 8 de janeiro acaba sendo o marco regular da polarização política brasileira.

Com a insatisfação de eleitores, o maior marco político do Brasil foi invadido por criminosos: a Praça dos Três Poderes. Entre os danos, estavam sala do Supremo Tribunal Federal, parte do Palácio do Planalto e até setores do Congresso Nacional. O motivo? Uma possível fraude nas urnas que poderia questionar a legitimidade dos resultados.

Posto isso, algumas centenas de pessoas foram julgadas pela depredação da Praça dos Três Poderes (no total, 371 pessoas) e os valores de prejuízo pelo quebra-quebra chegaram à casa dos 26 milhões de reais.

Outros casos relacionados aos ataques democráticos provocados no dia 8 de janeiro estão sendo julgados e podem inclusive condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Na manhã dessa quarta-feira (8), o presidente Lula realiza uma solenidade para relembrar os prejuízos causados pela data e apresenta uma série de obras que foram restauradas. São cerca de 20 obras que estavam no acervo, sendo uma delas, uma obra do artista Di Cavalcanti, que foi rasgada pelos extremistas.

A solenidade deve contar com a presença de representantes dos outros poderes, como o vice-presidente do STF, Luiz Edson Fachin e o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e a solenidade deve contar com quatro atos.

G1 e BBC.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!