A dupla foi presa em Penápolis na segunda-feira (16) após policiais interceptarem um avião monomotor que saiu do Mato Grosso do Sul e seguia para Rio Claro.
O piloto e o copiloto de um avião monomotor foram presos em Penápolis (SP) suspeitos de transportar mais de 400 kg de pasta base de cocaína, que tinha como destino final a cidade de Rio Claro.
A abordagem a aeronave aconteceu na segunda-feira (16), que ao pousar no aeroporto da cidade de Penápolis (SP), foi rapidamente interceptado por policiais que estavam no helicóptero Águia, que auxiliou nos trabalhos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária.
O piloto foi ouvido pelos policiais e relatou que saiu do Mato Grosso do Sul, na cidade de Aquidauana (MS) e tinha como destino final a cidade de Rio Claro. A aeronave foi apreendida e dentro dela foram apreendidas mais de 435 quilos da droga.
A ocorrência foi apresentada na cidade de Araçatuba (SP) e os dois suspeitos foram apresentados ao juiz e participaram de uma audiência de custódia realizada nessa terça-feira (17). O copiloto possui antecedentes criminais por pensão alimentícia e também por tráfico de drogas, enquanto o piloto da aeronave foi procurado pela Interpol, até ser preso na Bahia, em 2019. Segundo informações, o piloto foi preso na época depois de ser interceptado transportando meia tonelada de cocaína em um bimotor. Ele tinha passagem anterior por tráfico de entorpecentes e foi incluído na lista naquele ano.
Em 2023, o piloto preso na segunda-feira (16) sofreu um acidente aéreo no Acre.