Geral Astronomia

Chuvas de meteoros poderá ser vista no Brasil nesta semana

As "Geminídeas" são uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora.

Por Redação

12/12/2023 às 14:19:59 - Atualizado há
Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Nas noites de quinta (14) e sexta-feira (15), um fenômeno astronômico será possível de ser observado em território brasileiro (caso as temperaturas ajudem).

As Geminídeas são uma chuva de meteoros que entram na atmosfera à uma velocidade de 260 mil km/h. O fenômeno é visível no Brasil e pode ser conhecido como "uma chuva de estrelas cadentes".

O fenômeno acontece uma vez por ano na Terra e sempre próximo ou no mês de dezembro, sendo o último fenômeno astronômico do ano e pode ser explicado pela proximidade com o asteroide 3200 Phaeton, que contém milhares de pequenas rochas e destroços de outros asteroides. Dado o período da órbita do planeta ao redor do Sol, a proximidade faz com que esses destroços e rochas entrem na atmosfera do planeta Terra - podendo ver "a chuva de estrelas cadentes", caso o tempo esteja bom na região.

Para observar o fenômeno, basta localizar a constelação de Gêmeos (que é visível principalmente entre as 22:30 e 23:00 na direção nordeste).

Conforme os especialistas, o fenômeno tem este nome por sua proximidade com a constelação de Gêmeos e tem seu pico na noite de quinta-feira (apesar de já estar acontecendo). Nas regiões Norte e Nordeste, caso a previsão do tempo seja favorável, o fenômeno será mais visível aos olhos dos curiosos.


Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal