Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Astronomia

Chuvas de meteoros poderá ser vista no Brasil nesta semana

As "Geminídeas" são uma das chuvas com maior taxa de meteoros por hora.


Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Nas noites de quinta (14) e sexta-feira (15), um fenômeno astronômico será possível de ser observado em território brasileiro (caso as temperaturas ajudem).

As Geminídeas são uma chuva de meteoros que entram na atmosfera à uma velocidade de 260 mil km/h. O fenômeno é visível no Brasil e pode ser conhecido como "uma chuva de estrelas cadentes".

O fenômeno acontece uma vez por ano na Terra e sempre próximo ou no mês de dezembro, sendo o último fenômeno astronômico do ano e pode ser explicado pela proximidade com o asteroide 3200 Phaeton, que contém milhares de pequenas rochas e destroços de outros asteroides. Dado o período da órbita do planeta ao redor do Sol, a proximidade faz com que esses destroços e rochas entrem na atmosfera do planeta Terra - podendo ver "a chuva de estrelas cadentes", caso o tempo esteja bom na região.

Para observar o fenômeno, basta localizar a constelação de Gêmeos (que é visível principalmente entre as 22:30 e 23:00 na direção nordeste).

Conforme os especialistas, o fenômeno tem este nome por sua proximidade com a constelação de Gêmeos e tem seu pico na noite de quinta-feira (apesar de já estar acontecendo). Nas regiões Norte e Nordeste, caso a previsão do tempo seja favorável, o fenômeno será mais visível aos olhos dos curiosos.


G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!