''Desafios para a valorização da herança africana no Brasil'' foi o tema da redação deste ano.
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, foi um pouco diferente do esperado para os estudantes. Para aqueles que esperavam uma prova nos moldes tradicionais da aplicação, surpreendeu-se com a faceta moderna do exame.
Essa primeira parte da prova contou com 90 questões de linguagens e ciências humanas e uma redação com o seguinte tema: "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". Considerado até um tema "fora da curva", educadores e estudantes comentaram sobre a facilidade em desenvolver o tema.
Outras boas surpresas da prova foram as abordagens nas questões com textos sobre questões sociais contemporâneas. Que para os estudantes preparados, a prova foi de média complexidade e o principal desafio enfrentado pelos estudantes foi o tempo. Por conta dos textos longos e também da redação, o tempo foi um dos principais adversários dos possíveis novos universitários.
Um adendo levantado pelos professores de cursos pré-vestibulares foi a alta complexidade na resolução das questões de filosofia no ENEM. As resoluções exigiam algum conhecimento prévio sobre teorias filosóficas.
Posto isso, para os candidatos que realizaram a prova e não estão tão confiantes no resultado do primeiro dia, o conselho é recuperar as energias e concentrar-se para o segundo dia de provas, afinal, nada está perdido.