A ETA 1, estação de tratamento de água que abastece 40% de Rio Claro, ficará desligada nesta sexta-feira (1), das 9h às 15h, com indicativo na cor amarela.
A partir de agora os boletim sobre o funcionamento da ETA 1 passarão a ser divulgados no dia anterior. Até então, vinham sendo divulgados na manhã de cada dia.
A decisão de antecipar o boletim foi tomada pelo Departamento Técnico do Daae e pela Secretaria Municipal da Comunicação. "Sempre que possível, vamos antecipar a decisão técnica do Daae. Assim, a população poderá se organizar com alguma antecedência à paralisação ou não no fornecimento de água", afirma Nathália Spatti, secretária de Comunicação.
O Departamento Técnico do Daae explica que a paralisação continua sendo necessária em virtude da falta de chuva. "Isso ocasionou a redução do nível de água no Ribeirão Claro, de onde captamos a água tratada e distribuída pela ETA 1", afirma Denilson Massaferro Junior, diretor técnico do Daae.
De acordo com a Defesa Civil, de 19 a 25 de outubro choveu aproximadamente 100mm. Depois dessa data, o total de chuva não chegou a 10mm.
O Daae alerta que o uso da água deve ser consciente e que está prevista multa em casos de desperdício, como no uso de água para lavar calçadas e carros.
Denúncias anônimas de desperdícios de água podem ser feitas à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800 505 5200.
O município de Rio Claro adotou boletins diários com a cor verde, amarela ou vermelha para facilitar a informação à população em relação ao rodízio de funcionamento da ETA 1 durante a estiagem. A cor verde indica que a ETA não foi desligada, a cor amarela informa desligamento das 9h às 15h e a cor vermelha, desligamento das 6h às 18h.
Prefeitura de Rio Claro