A competição nacional entrou na reta final, enquanto as duas competições continentais tem definições para as finais.
O futebol brasileiro se encaminha para a reta final da temporada. Após meses e meses de jogos, os clubes estão próximos do momento mais decisivo do ano: os meses de novembro e dezembro.
Conhecidos como meses de definição nas competições mais importantes do calendário, novembro e dezembro também entram na rotina de jogos em praticamente todos os dias da semana.
Um dos principais times envolvidos nesse calendário é o Corinthians. Em partida realizada ontem (28), o clube paulista venceu o Cuiabá com o gol de Memphis Depay aos 44 minutos do primeiro tempo e conseguiu finalmente sair da zona de rebaixamento. Mas o mesmo Corinthians entra em campo novamente nessa semana, mas pela Copa Sul-Americana, em semifinal contra o Racing (ARG). O primeiro jogo terminou empatado em 2-2 na NeoQuímica Arena na última semana e agora, o Corinthians joga pela vitória para se classificar em plena Argentina.
O Corinthians é o único dos clubes paulistas que vive essa situação de duas competições em disputa. Palmeiras, São Paulo e Bragantino estão focados apenas no Brasileiro. O Palmeiras ainda com chances de título, empatou no último sábado (26), a partida válida contra o Fortaleza por 2-2. E agora, espera a semana para jogar o clássico contra o Corinthians.
São Paulo deve conquistar a possibilidade de jogar a Copa Libertadores da próxima temporada e o Bragantino, assim como o Corinthians, tem de se preocupar com a zona do rebaixamento, afinal, com a vitória de ontem da equipe alvinegra, quem amarga as últimas posições é a equipe de Bragança Paulista.
Os outros clubes envolvidos em duas competições são o Flamengo, Atlético Mineiro, Botafogo e Cruzeiro.
Atlético e Botafogo disputam nessa semana contra River (ARG) e Peñarol (URU) as vagas para a decisão da Libertadores, que acontece no próximo dia 30 de novembro. Ambos têm boas vantagens conquistadas na primeira partida da semifinal: o Atlético venceu a equipe argentina por 3-0 e joga nesta terça-feira (29) no Monumental de Nuñez, enquanto o Botafogo entra em campo amanhã (30) com uma vantagem de 5 gols contra a equipe uruguaia. Ambos os jogos acontecem às 21:30 nos seus respectivos dias e a partida do Atlético conta com transmissão da ESPN, enquanto o Botafogo conta com transmissão da Globo.
O Cruzeiro entra no mesmo caso do Corinthians, tentando chegar a final da Sul-Americana. Em partida contra o Lanús (ARG) em Belo Horizonte, a equipe empatou em 1-1. Agora, a equipe celeste entra em campo amanhã (30), a partir das 19:00, com transmissão do Paramount+ para tentar a classificação. Enquanto o Corinthians joga na próxima quinta-feira (31) para espantar as bruxas e conquistar a classificação para a final continental. A transmissão da partida fica por conta da ESPN.
Já o Flamengo é um caso diferente. Equipe classificada para a final da Copa do Brasil, a equipe espera pelo próximo domingo (3), o primeiro jogo da decisão contra o Atlético Mineiro. As partidas da Copa do Brasil estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro na parte da tarde.
Para os que gostam de acompanhar futebol, hoje tem amistoso da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Lideradas por Arthur Elias, terceiro melhor técnico de futebol feminino no mundo, a equipe enfrenta a Colômbia, a partir das 19:00. A partida conta com transmissão do SporTV.
Por fim, o giro esportivo da semana do O Jornal merecia terminar com a vitória de Vinicius Júnior na Bola de Ouro, que aconteceu ontem (28), mas o vencedor, infelizmente, foi o espanhol Rodri.