Spolador foi um dos idealizadores da festa da cachaça de Rio Claro e região.
A praça de alimentação da Central de Agronegócio, que fica na Vila Martins e recebe às terças e sextas-feiras a feira do produtor rural, passou a ser denominada João Francisco Spolador.
A homenagem póstuma atende lei assinada pelo prefeito Gustavo e que teve origem em projeto do vereador Rafael Andreeta.
João Spolador nasceu em Campinas e veio para Rio Claro ainda criança com os pais Fernando e Geni. Trabalhou nas empresas Ocfibras Bosch e Loctite. João comprou um sítio na cidade de São Carlos, realizando sonho que cultivou desde a infância quando os avós tinham um sítio no distrito de Cascalho. Como o produtor rural, ele cultivava café, tinha gado leiteiro e produzia cachaça. Em 2014, foi o principal idealizador e criador da primeira festa da cachaça de Rio Claro e região.
Na homenagem de sexta-feira, o diretor das feiras livres municipais, Adirdei da Silva, lembrou que Spolador foi grande incentivador dos produtores rurais e também da consolidação da feira do produtor rural na Vila Martins. O filho Humberto disse que o espaço que recebeu o nome do seu pai é um lugar onde ele se sentiu feliz e acolhido. "Meu pai foi uma pessoa que lutou pelo que achava justo e colaborou com muitas atividades dos produtores rurais em Rio Claro".
Da solenidade também participaram a viúva Maria Aparecida Campos Silva Spolador, a filha Iara Maria, as irmãs Marli e Fernanda e os netos André e Maria Beatriz. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da secretaria da Agricultura, Elias Hussni, a chefe de gabinete da Mobilidade Urbana e vice-prefeita eleita, Maria do Carmo Guilherme, e a presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro, Andreza Marra.