A teoria que dois físicos e um matemático conseguiram solucionar pode auxiliar em questões de cibersegurança e criptografia.
A Teoria Geométrica das Bifurcações (TGB) pode ser nova, segundo a história. Mas ela é mais uma da série de passos importantes para a evolução tecnológica.
Criada por um físico e um matemático, essa teoria soluciona o 16° problema de Hilbert, matemático alemão do século XX. O 16° Problema de Hilbert envolve descobrir qual é o número máximo de "ciclos limites" em expressões matemáticas conhecidas como equações diferenciais polinomiais.
O que parecia quase impossível foi solucionado. O trio de pesquisadores conseguiu resolver a pergunta de quantos ciclos são necessários até que o padrão seja estabilizado. Entendendo o problema de maneira diferente, o trio dedicou-se à uma nova abordagem para solucionar a questão e assim, o que era uma dupla de físicos tornou-se um trio com um matemático, afinal, a solução para continuar a tentar descobrir um dos grandes mistérios da matemática foi tentar encontrar uma abordagem diferente da solução.
Parece quase impossível que um problema criado no ano de 1900 tenha uma solução apenas 124 anos depois de sua criação, mas foi isso que aconteceu. Dois físicos e um matemático dedicaram tempo de sua vida para tentar achar uma solução para este problema e conseguiram. E com isso, análises de comportamentos em diversas áreas, como a biologia, a engenharia e a tecnologia podem ser ainda melhor compreendidas.
Além de resolver um dos grandes problemas físicos e matemáticos da história, o trio também tem outros motivos para comemorar: Vinícius da Silva, de 30 anos, um dos físicos do projeto concorre a um prêmio na Itália no final deste ano, o International Centre for Threotical Physics (ICTP).